19/12/2013

App do Globo permite ao leitor montar retrospectivas em vídeo

Na aplicação para Facebook, usuário seleciona as capas mais marcantes do jornal e monta vídeos para compartilhar na rede social.

Aplicativo de retrospectiva do jornal O GloboRIO DE JANEIRO (Da Redação), 19 de dezembro – O jornal O Globo lançou um aplicativo para Facebook que permite aos leitores montar retrospectivas em vídeo a partir de capas marcantes do diário. Além da seleção de imagens, a aplicação, batizada de “Retrospectiva 2013 feita por você”, possibilita adicionar um texto de até 140 caracteres para resumir o ano. No dia 31 de dezembro, o jornal O Globo vai publicar as capas mais acessadas de cada mês na opinião dos leitores do jornal.

Segundo comunicado oficial, a ação segue o conceito “A história do Rio, do Brasil e do mundo. A sua história”, que vem sendo trabalhado desde o lançamento do Acervo O Globo, site que disponibiliza todo o conteúdo jornalístico do Globo desde a fundação do jornal.

SOBRE O ACERVO

Lançado em agosto deste ano, o site do acervo traz o conteúdo jornalístico desde a fundação do jornal em 1925. São cerca de 10 milhões de matérias digitalizadas em quase dois milhões de páginas que estarão disponíveis exatamente como foram editadas e diagramadas pelo jornal na ocasião em que foram publicadas.

A pesquisa conta com ferramentas que possibilitam ao leitor a busca de conteúdos por meio de palavras-chave, datas e outros filtros, trazendo como resultado o recorte do material pesquisado.

Mario CavalcantiApp do Globo permite ao leitor montar retrospectivas em vídeo