30/08/2013

Câmara abre inscrições para maratona hacker

Hackathon 2013 irá reunir desenvolvedres na Câmara para criarem aplicativos que aumentem a transparência na divulgação do trabalho parlamentar.

Hackathon 2013RIO DE JANEIRO (Da Redação, com informações da Secretaria de Comunicação Social da Câmara), 30 de agosto – Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, programadores e desenvolvedores de todo o País vão se reunir na Câmara para criar aplicativos que aumentem a transparência na divulgação do trabalho parlamentar e colaborem para a melhoria do processo legislativo. Para participar, é preciso apresentar um projeto de solução Web que facilite o acesso às informações sobre a atividade legislativa e utilize os dados públicos para a promoção de um conhecimento mais aprofundado sobre a atuação do Congresso Nacional.

Segundo comunicado oficial, serão selecionadas, no máximo, 50 propostas com base no critério de criatividade e de interesse público. Seus autores terão todas as despesas com passagem aérea, hospedagem, alimentação e traslado custeadas pela Câmara. Durante quatro dias do Hackathon 2013, poderão desenvolver os aplicativos a partir dos dados disponíveis no portal da Câmara na internet e de outras bases públicas. Uma comissão avaliadora formada por técnicos da casa e representantes da sociedade irá escolher os três grandes vencedores, que receberão, cada um, o prêmio de R$ 5 mil, com patrocínio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

SOBRE AS INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (2 de setembro) e irão até o dia 20 de setembro. Poderão participar programadores, desenvolvedores e inventores em geral. É preciso ser brasileiro e ter idade igual ou superior a 18 anos no momento da inscrição. As propostas, que devem ser inscritas exclusivamente por meio de formulário disponível no site da maratona, podem ser assinadas individualmente ou por equipes de até três integrantes.

Mario CavalcantiCâmara abre inscrições para maratona hacker