19/08/2013

O Globo lança acervo digital com 88 anos de história

Portal permite ao usuário pesquisar e navegar por páginas do jornal carioca desde a sua fundação, em 1925.

Capa do Acervo O Globo

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 19 de agosto – O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, colocou no ar um portal que possibilita ao usuário pesquisar e navegar pelas páginas do diário desde sua fundação, em 1925. A novidade foi anunciada na edição impressa do último domingo (18).

Batizado de Acervo O Globo, o site permite, entre outros, buscar reportagens e ver fotogalerias históricas. De acordo com o veículo, são mais de 11 milhões de documentos, entre páginas e artigos, digitalizados um a um. “Desde o início do projeto, em 2011, não queríamos apenas entregar a digitalização do acervo, mesmo sabendo que seria um rico material de pesquisa. Fomos além, indexando todo o conteúdo por matérias, trazendo inúmeras alternativas, para que os usuários possam ter uma experiência única, simples e de grande utilidade. Foram mais de 125 profissionais envolvidos”, diz Marcello Moraes, diretor-geral da Infoglobo.

Entre os atrativos, estão as seções Em Destaque (matérias produzidas diariamente pela redação do jornal), Fatos Históricos (grandes acontecimentos do Brasil e do mundo, desde 1925), Rio de Histórias (seção do acervo dedicada ao Rio de Janeiro, com curadoria de jornalistas e colunistas do Globo), Fotogalerias (imagens históricas e premiadas do acervo fotográfico do jornal, organizadas por temas específicos), Frases (o pensamento de políticos, artistas, atletas e outras personalidades) e Charges e Humor (obras de chargistas impressas nas páginas do jornal desde 1925). JW.

Mario CavalcantiO Globo lança acervo digital com 88 anos de história