02/08/2013

Ficções interativas são tema de palestra na Wargamecon III

Evento sobre jogos de guerra e simulação acontece no Rio de Janeiro e falará também sobre temas como desenvolvimento e narrativa de games.

Trecho da fanpage da WargameconRIO DE JANEIRO (Da Redação), 2 de agosto – Traçar um panorama e promover um bate-papo sobre o cenário das literaturas hipertextuais e dos jogos adventures textuais. Esse é o objetivo da palestra “Hiperficção: um panorama das ficções interativas”, que acontece durante a terceira edição da Wargamecom, evento sobre jogos de guerra e simulação, nos dias 16 e 17 de agosto, no Rio de Janeiro.

A palestra será ministrada por Mario Lima Cavalcanti, editor do site Jornalistas da Web. Desenvolvedor e jornalista, Cavalcanti escreveu uma hiperficção para a Web em 2002 e vem trabalhando atualmente em mais duas. Outras palestras confirmadas na Wargamecom incluem “Desenvolvimento de Jogos de Estratégia” (Fábio Corato – Riachuelo Games), “Game Art” (Adelson Tavares), “Ferramenta de ensino de programação” (Hamilton Lima – Vaca Vitoria), “Objetos de Aprendizagem – Jogos que Educam” (Antonio Marcelo – Riachuelo Games) e “Narrativas em Jogos” (Arthur Protasio – FGV / Vagrant Bard).

O cronograma completo das palestras pode ser visto no final da matéria, ou na fanpage oficial da Wargamecon III. O evento acontecerá no campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (Rua Ibituruna, 108, Tijuca). A entrada é franca.

SOBRE A WARGAMECON

A Wargamecon é um evento sobre jogos de guerra e simulação, sejam eletrônicos, de cartas ou de tabuleiro. O evento tem por objetivos: Divulgar os wargames de tabuleiro, eletrônicos e de miniaturas em nosso país; Desenvolver o interesse histórico para o público em geral, sobretudo o jovem; Criar um ambiente para que todos possam conhecer um pouco mais sobre os aspectos de estratégia e de formação de nosso país; Desenvolver o hábito da leitura, da criatividade e do debate, para que o jovem possa ser um cidadão consciente em nossa sociedade.

Segundo a organização, o objetivo não é divulgar nem propagar a guerra, mas sim criar indivíduos conscientes, dotados da responsabilidade para construção de um mundo melhor sem guerras ou conflitos, mais justo e com direitos para todos.

CRONOGRAMA DAS PALESTRAS

Sexta-feira – Dia 16/08/2013

9:30 – Abertura
10:00 – Palestra – Mantendo um negócio de jogos: Como a sinergia pode sustentar um estúdio independente. – Administração e Marketing – Baykush Games
11:00 – Palestra – Desenvolvimento de Jogos – Yanko Gitahy – Devoid Games
12:00 às 13:30 – Almoço
14:00 – Palestra – Robot JS 0 – Ferramenta de ensino de programação – Hamilton Lima – Vaca Vitoria
15:00 – Palestra – Desenvolvimento de Jogos de Estratégia – Fábio Corato – Riachuelo Games
16:00 – Palestra – Game Art – Adelson Tavares
17:00 – Palestra – Objetos de Aprendizagem – Jogos que Educam – Antonio Marcelo – Riachuelo Games
18:00 – Palestra – Hiperficção: um panorama das ficções interativas – Mario Cavalcanti – Jornalista e desenvolvedor
19:00 às 20:30 – Narrativas em Jogos – Arthur Protasio – Fundação Getúlio Vargas e Vagrant Bard

Sábado – Dia 17/08/2013

9:00 às 17:00 – Mesas de jogo abertas ao público. Quem quiser trazer seu boardgame de estratégia para jogar, haverá mesas disponíveis.

SERVIÇO:

Wargamecon III
Data: 16 e 17 de agosto
Horário: 9:30 às 20:30 (sexta) e 9:00 às 17:00 (sábado)
Local: Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Campus Tijuca
Endereço: Rua Ibituruna, 108, Tijuca. Rio de Janeiro – RJ
Página oficial: http://www.wargamecon.com.br/
Entrada franca

Mario CavalcantiFicções interativas são tema de palestra na Wargamecon III