27/06/2013

De Volkskrant é nomeado vencedor da GEN News Hackathon

Grande final da ‘Copa do Mundo’ do jornalismo de dados aconteceu em Paris, na França, durante a conferência GEN News Summit.

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 27 de junho – O diário holandês De Volkskrant foi o grande vencedor da primeira GEN News Hackathon, realizada nos últimos dias 20 e 21 de junho em Paris, na França, durante a terceira edição da GEN News Summit, conferência promovida pela Global Editors Network (GEN). Durante os dois dias, 11 equipes de veículos de todo o mundo trabalharam na construção de ferramentas jornalísticas relacionadas ao tema “reconstruindo sua homepage no contexto do engajamento com o usuário”.

A equipe do De Volkskrant foi formada por Sybren Kooistra (jornalista de dados), Thijs Balder (jornalista visual e editor de infografia) e Hay Kranen (desenvolvedor). O júri do GEN News Hackathon foi composto por Burt Herman (Storify), Julien Kostrèche (Ouest MediaLab), Grig Davidovitz (RGB Media), Mariano Blejman (ICFJ), Gary Kebbel (Universidade de Nebraska) e Antoine Laurent (GEN). O Libération, da França, e o Welad Al Balad, do Egito, receberam menção especial do júri pela qualidade de seus projetos.

Equipe do De Volkskrant. Crédito: GEN.

De acordo com comunicado, todos os projetos apresentaram um alto nível de qualidade, mas o que fez do Volkskrant vencedor foi a habilidade de o seu projeto incorporar tendências de mobile, mídias sociais e personalização na homepage. Entre outras funcionalidades, estava a possibilidade de personalizar a página de notícias de acordo com o interesse do usuário. A aplicação também foi construída com design responsivo.

Os outros veículos participantes foram Almasry Alyoum (Egito), Ask Media e AngryKatze (França), Clarin (Argentina), Deutsche Welle (Alemanha), Libération (França), Mint (Índia), ORF (Áustria), Chicago Tribune (EUA), Welad Elbalad Media Services (Egito) e Zeit Online (Alemanha). Todos os projetos apresentados na GEN News Hackathon podem ser acessados pelo site da GEN. JW.

Mario CavalcantiDe Volkskrant é nomeado vencedor da GEN News Hackathon