PEC 37 faz portal de notícias da Câmara dos Deputados ter recorde de acessos

Entre 18 e 24 de junho, a PEC 37/11 foi tema das três matérias mais acessadas do Câmara Notícias, portal que reúne as reportagens dos veículos da instituição.

RIO DE JANEIRO (Da Redação, com informações da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados), 26 de junho – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/11, rejeitada na noite de terça-feira (25) pelos deputados federais, alcançou o primeiro lugar no ranking de todas as enquetes realizadas pela Câmara dos Deputados. A enquete, criada em 4 de junho e encerrada no último dia 19, recebeu 230.383 votos no portal da Câmara – 87% contrários à proposta, o equivalente a cerca de 200 mil votos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pela assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Câmara.

Crédito: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Nas mídias sociais, foram realizadas cinco postagens sobre a enquete da PEC 37 no Facebook da página institucional da Câmara dos Deputados, da Agência Câmara e da TV Câmara. O resultado mostra que 1.036 pessoas curtiram a postagem, 888 compartilharam e 254 comentaram. A peça de maior alcance foi a da página da Agência Câmara, com 46.944 pessoas que visualizaram a publicação. A peça com maior efeito viral (compartilhamento) foi da página institucional da Câmara, com 3,91%.

O videochat realizado em 28 de maio pela Coordenação de Participação Popular (CPP) da Secretaria de Comunicação Social (Secom) com o relator da PEC 37/11, deputado Fabio Trad (PMDB-MS), também bateu o recorde no número de internautas que buscavam esclarecimentos sobre a matéria. De acordo com comunicado, mais de cem pessoas participaram ativamente do debate, transmitido ao vivo pelo Portal da Câmara e pela TV Câmara digital. O grande número de acessos teria derrubado o sistema. A reportagem sobre o videochat divulgado pela Agência Câmara recebeu 43 comentários dos internautas.

Na última semana (17 a 23 de junho), foram postados 1.041 comentários no total de notícias publicadas pela Agência Câmara. Dessas, 750 (72% das participações) eram relativas à PEC 37.

No período de 1º a 24 de junho, a PEC 37/11 foi tema das três matérias mais acessadas do Câmara Notícias, portal que reúne as reportagens dos veículos Agência, Jornal e Rádio. As matérias foram: o resultado do videochat e duas sobre o encerramento da enquete. A proposta de emenda à Constituição foi acessada 66,5 mil vezes. A notícia relativa à aprovação do Estatuto do Nascituro, que ficou em quarto lugar no ranking de acessos, foi acessada 5,6 mil vezes. JW.

Mario CavalcantiPEC 37 faz portal de notícias da Câmara dos Deputados ter recorde de acessos