Data Journalism Awards anuncia vencedores da edição 2013

Durante a reta final, dois projetos brasileiros ficaram entre os finalistas da premiação, que objetiva reconhecer a excelência no jornalismo de dados.

La Nación, da Argentina, recebe prêmio do Data Journalism Awards.

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 25 de junho – A Global Editors Network (GEN) anunciou os vencedores da edição 2013 do Data Journalism Awards (DJA), premiação internacional que reconhece a excelência no crescente campo do jornalismo de dados. O anúncio foi feito durante a conferência GEN News Summit, que ocorreu na última semana em Paris, na França.

A premiação foi divida em quatro grande categorias: “Data-driven investigative journalism”, “Data-driven applications”, “Storytelling with data” e “Data journalism website or section”. Cada uma das quatro categorias foi subdividida em grande mídia e pequena mídia. O diário britânico The Guardian sagrou-se vencedor na categoria “Data-Driven Storytelling Big Media”, com um mapa interativo sobre os direitos dos homossexuais por estado. O La Nación, da Argentina, venceu na categoria “Data-Driven Investigations Big Media” com um levantamento sobre os gastos do senado no país.

Durante todo o processo, a edição 2013 recebeu mais de 300 inscrições de aplicativos de 19 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Hong Kong, Hungria, Quênia, Romênia, Reino Unido e Venezuela. Dois projetos brasileiros chegaram à final do DJA: InfoAmazonia, feito por O Eco e Internews, e o infográfico Network of Scandals, da Veja.

A lista completa dos vencedores pode ser acessada no site oficial do Data Journalism Awards. Pela página, é possível acessar cada um dos aplicativos finalistas e premiados. JW.

Mario CavalcantiData Journalism Awards anuncia vencedores da edição 2013