Editor’s Lab Hackdays anuncia vencedor da etapa Amsterdam

O diário holandês de Volkskrant foi o vencedor da etapa. ‘Copa do Mundo’ do jornalismo de dados se prepara para a grande final na França.

Editor's Lab Hackdays Amsterdam

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 29 de maio – Nos últimos dias 21 e 22 de maio, a Global Editors Network (GEN) organizou, em conjunto com a holandesa Nederlandse Omroep Stichting (NOS), a edição Amsterdam do Editor’s Lab Hackdays, uma espécie de “Copa do Mundo” do jornalismo de dados. Nessa etapa, organizações locais de mídia passaram dois dias desenvolvendo ferramentas jornalísticas para engajar usuários jovens. O evento foi realizado na sede NOS.

hackdays_volkskrant_2013O diário holandês de Volkskrant foi eleito o vencedor da etapa com seu projeto “Nieuws-Je” (News-I, em inglês), um site de notícias simplificado para crianças com idade entre 7 e 12 anos. A página apresentou uma interface amigável e permitia às crianças criar avatares.

Entre outros veículos que participaram do Editor’s Lab Amsterdam estão Follow The Money, NOS Nieuws, Omroep Brabant, RTV Noord, Telegraaf, The Post Online, VPRO, VRT Nieuws e VTM Nieuws. Cada equipe foi composta de um jornalista, um designer e um desenvolvedor que criaram aplicativos inovadores, projetos de jornalismo de dados e conteúdo interativo a cerca do tema principal. Todos os projetos produzidos podem ser consultados online.

A organização vencedora, de Volkskrant, recebeu um prêmio de cinco mil euros e foi convidada para competir contra os ganhadores das outras etapas do evento. A grande final, batizada de GEN News Hackathon, acontecerá durante a conferência GEN News Summit, de 19 a 21 de junho de 2013, em Paris, na França. JW.

Mario CavalcantiEditor’s Lab Hackdays anuncia vencedor da etapa Amsterdam