Editor’s Lab Hackdays anuncia vencedor da etapa Nova Délhi

O portal noticioso Mint foi o vencedor da etapa. ‘Copa do Mundo’ do jornalismo de dados segue agora para Amsterdam, na Holanda.

Equipe do Mint no Editor's Lab Hackdays Nova Délhi. Foto: Divulgação.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 10 de maio – Nos últimos dias 8 e 9 de maio, a Global Editors Network (GEN) organizou, em Nova Délhi, a edição indiana do Editor’s Lab Hackdays, uma espécie de “Copa do Mundo” do jornalismo de dados. Nesta etapa, organizações locais de mídia passaram dois dias desenvolvendo projetos tecnológicos de cunho jornalístico em torno do tema “Desenvolvimento Global”. O evento foi realizado na sede do jornal India Today.

Projeto vencedor no Editor's Lab Hackdays Nova Délhi. Foto: Divulgação.O projeto “Trading up: Slum Economics” foi eleito vencedor da etapa indiana. O banco de dados interativo projetado pelo portal noticioso Mint permite às pessoas acessar e comparar informações sobre domicílios em favelas urbanas. Os dados, coletados a partir do primeiro censo sobre o assunto e publicado em março de 2011, integra 46 cidades na Índia. O banco de dados pode ser explorado tanto em nível nacional, quanto em hiperlocal. Como uma em cada seis famílias na Índia estão nas favelas – segundo o veículo -, a ferramenta é fundamental para vários setores, incluindo ONGs, funcionários do governo, jornalistas e empresas.

Entre outros veículos que participaram do Editor’s Lab Nova Délhi estão Dainik Bhaskar Group, India Today, Outlook, Times Internet, The Hindu e The Hindustan Times. A organização vencedora, Mint, recebeu um prêmio de cinco mil euros e foi convidada para competir contra os ganhadores das outras etapas do evento. A grande final, batizada de GEN News Hackathon, acontecerá durante a conferência GEN News Summit, de 19 a 21 de junho de 2013, em Paris, na França.

A próxima etapa do Editor’s Lab Hackdays acontece em Amsterdam, na Holanda, nos dias 20 e 21 de maio. JW.

Mario CavalcantiEditor’s Lab Hackdays anuncia vencedor da etapa Nova Délhi