25/04/2013

USA Today encoraja jornalistas a terem personalidade

Acreditando na influência dos seus profissionais, editor do diário americano pede que seus jornalistas ofereçam perspectivas únicas às notícias.

Michael Wolff foi contratado pelo USA Today. Foto: Wikimedia.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 25 de abril – O diário americano USA Today iniciou um esforço para encorajar seus jornalistas e repórteres a escreverem com personalidade e oferecerem “perspectivas únicas” às notícias.

Durante a Ad Age Digital Conference, que aconteceu na semana passada, em Nova York, o editor do USA Today, Larry Kramer, falou sobre a manobra, dizendo que por 30 anos o jornal pede aos seus funcionários que escrevam da mesma maneira. Agora, pelo jeito, a instrução é outra: “Realmente queremos que vocês tenham uma posição única sobre a forma como escrevem”, disse.

A manobra do diário é parte de um reconhecimento crescente de que muitos jornalistas são vozes importantes e influentes. “Muitos leitores – especialmente os mais jovens – consomem mídia baseadas não em marcas corporativas, mas em redatores individuais com que sentem uma conexão”, diz Mathew Ingram, do site paidContent.

Foi seguindo essa filosofia que o USA Today contratou, para o papel de colunista de mídia, o jornalista e escritor Michael Wolff (foto) – que escreveu uma biografia sobre o magnata da mídia Rupert Murdoch. O jornal já anunciou que planeja contratar outras personalidades de peso. JW.

Via Editors Weblog.

Mario CavalcantiUSA Today encoraja jornalistas a terem personalidade