24/04/2013

Gazeta do Povo apresenta mudanças na edição online

Segundo o veículo do Paraná, foco de todas as alterações foi na usabilidade e na reorganização do conteúdo.

Gazeta do PovoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 24 de abril – O jornal Gazeta do Povo, do Paraná, fez uma série de mudanças em seu site que têm por objetivo facilitar a navegação ao usuário. Segundo comunicado oficial o veículo, “a reorganização do conteúdo e a harmonização entre publicidade e conteúdo editorial estão entre as principais novidades”.

Na home page do site, o menu foi dividido em dois níveis. O primeiro é fixo, com as editorias (Vida e Cidadania, Vida Pública, Economia, Mundo, Esportes, Caderno G e Opinião) e as seções que poderão ser abertas no canto direito. O segundo nível é flexível e será alterado pela redação do veículo, dando prioridade a temas que estejam em evidência. A mesma lógica é aplicada às páginas das editoriais, que também terão os dois níveis de menu.

Ainda segundo comunicado, a página inicial do site conta com um espaço destinado apenas para as notícias urgentes, ou seja, é “um espaço de alerta que será utilizado apenas para fatos relevantes que acabaram de acontecer, mas que ainda não há informações e detalhes suficientes para uma matéria completa”.

Outra mudança destacada é a utilização de fonte sem serifa nos títulos e nas capas das editorias. “O foco de todas as alterações está na usabilidade, na melhoria do serviço aos leitores, simplificando os clicks para o usuário chegar ao conteúdo que está procurando”, explica Silvia Zanella, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento Digital da Gazeta do Povo.

De acordo com Zanella, essa é a primeira etapa do projeto do novo site. O projeto de renovação inteiro está previsto para ser concluído até o início de 2014. JW.

Mario CavalcantiGazeta do Povo apresenta mudanças na edição online