Mario Cavalcanti
por — 19/04/2013 em Notícias

Anatel aprova proposta de compartilhamento de infraestrutura para 4G

Além de compartilharem postes e torres, Oi e TIM irão compartilhar a infraestrutura ativa, como equipamentos de transmissão e estações radiobase.

Mapa do Brasil / Arte: JWBRASÍLIA (Agência Brasil) – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (18) o compartilhamento de infraestrutura das operadoras de celular TIM e Oi para a oferta da tecnologia 4G na faixa de frequência de 2,5 giga-hertz.

A proposta prevê que cada prestadora será responsável pela implantação da infraestrutura em localidades específicas e cederá o uso dela à outra empresa que oferecer o serviço naquele local. Além do compartilhamento de postes e torres, que já vem sendo adotado no setor, as empresas pediram o aval da Anatel para compartilhar a infraestrutura ativa, como equipamentos de transmissão e estações radiobase.

O relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, disse que a medida não prejudica a competição do setor e que a diminuição de custos das empresas poderá beneficiar os consumidores. “Em um mercado bastante competitivo como o de telefonia móvel, qualquer redução de custos tende a ser repassada. Parece que a medida pode beneficiar os consumidores desse serviço que poderão contar com ofertas mais atraentes e serviços prestados com maior qualidade”, disse.

Por Sabrina Craide. Edição: Aécio Amado.

Mario CavalcantiAnatel aprova proposta de compartilhamento de infraestrutura para 4G