Mario Cavalcanti
por — 12/04/2013 em Notícias

EBC lança edição impressa do Manual de Jornalismo

Disponível na Internet desde junho de 2012, publicação envolveu jornalistas de todas as plataformas usadas da empresa.

Manual de Jornalismo da EBC.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 12 de abril – A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere as emissoras de rádio e televisão públicas federais, lançou na quinta-feira (11), em Brasília, a edição impressa do seu Manual de Jornalismo da EBC.

Disponível na Internet desde junho de 2012, a publicação traz os princípios e valores da empresa, além de orientações gerais para o trabalho diário dos profissionais de todos os seus veículos.

Segundo o jornalista Antonio Achilis, que coordenou o processo de elaboração do manual, o material é resultado de um trabalho que envolveu jornalistas de todas as plataformas usadas na empresa. O manual contou também com as contribuições de especialistas externos e de representantes da sociedade civil.

A diretora de Jornalismo da EBC, Nereide Beirão, disse que o lançamento encerra um ciclo “desafiador e interessante”. Ela enfatizou que a produção do manual não limita a prática jornalística, mas define parâmetros para uma produção que se diferencie dos conteúdos dos veículos comerciais, sendo “mais completa para o ouvinte, o leitor e o telespectador”. “O jornalismo público dá ao profissional o direito de produzir sem manipulação, sem influência, o jornalismo de verdade, em sua plenitude, e o conteúdo do manual conseguiu refletir nossos princípios, valores, de acordo com a lei que criou a EBC”, disse.

Beirão destacou, no entanto, que a prática jornalística é dinâmica, e que o manual deve absorver, futuramente, novas contribuições e ter novas edições.

A versão online do manual pode ser baixada aqui (em PDF). JW

Com informações da Agência Brasil.

Mario CavalcantiEBC lança edição impressa do Manual de Jornalismo