05/04/2013

Blogueiros em Bangladesh protestam contra prisão de redatores online

Presos estão sendo acusados de ferir os sentimentos religiosos da maioria muçulmana do país. Liberais pedem preservação da liberdade de expressão dos blogs.

Bangladesh. Imagem: Wikimedia.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 5 de abril – Oito blogueiros considerados populares em Bangladesh deixaram seus blogs com cores escuras como parte de um protesto de 24 horas contra a prisão de quatro redatores online. Os presos estão sendo acusados de ferir os sentimentos religiosos da maioria muçulmana do país.

O governo local tem sido acusado por liberais por usas leis contra ações consideradas blasfêmicas. Radicais pedem pena de morte para blogueiros anti-islâmicos, mas os liberais dizem que a liberdade de expressão dos blogueiros deve ser preservada. Os sites são geralmente mantidos por indivíduos ou pequenos grupos.

Em fevereiro deste ano, a polícia de Bangladesh reprimiu a tiros violentas manifestações de islamitas que já exigiam a execução de blogueiros acusados de blasfêmia. O episódio deixou quatro mortos e 200 feridos. Na mesma época, o corpo de um dos blogueiros, Ahmed Rajib Haider, foi encontrado decapitado em uma rua de Daca, capital de Bangladesh. JW.

Com informações de BBC News e AFP.

Mario CavalcantiBlogueiros em Bangladesh protestam contra prisão de redatores online