Novo diário online holandês financiado coletivamente arrecada um milhão de euros em oito dias

De Correspondent, que pretende apostar em conteúdo pago e em matérias aprofundadas e analíticas, deve ser lançado já em setembro deste ano no país europeu.

De Correspondent / DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 3 de abril – Batizada de De Correspondent, uma nova startup holandesa que pretende apresentar um jornalismo online de qualidade no país europeu, conseguiu levantar, utilizando o modelo de crowdfunding (financiamento coletivo), um milhão de euros (quase R$ 2,6 milhões) em oito dias. De acordo com a companhia, mais de 15 mil usuários a ajudaram a arrecadar o valor. Com o financiamento, os criadores – Rob Wijnberg (jornalista) e Harald Dunnik (fundador da agência holandesa Momkai) – esperam lançar o veículo já no mês de setembro.

O novo diário pretende focar em um jornalismo de leitura sossegada, com matérias aprofundadas e analíticas. Além disso, o veículo não terá anúncios, já que os usuários que ajudaram a financiar o novo jornal virtual serão assinantes. “Faltando 22 dias para o término da campanha, é incrível ver quantas pessoas estão dispostas a assinarem a nossa missão de produzir um jornalismo online de qualidade (…) E não só isso: dispostos a pagar por isso”, disse Rob Wijnberg, ex-editor-chefe do jornal NRC Next.

Ainda de acordo com comunicado, o De Correspondent já nascerá com versões para desktop, smartphones e tablets, “combinando de forma única talento técnico, design significativo e jornalismo de qualidade”. Os responsáveis não informaram quantas pessoas farão parte da equipe, mas adiantaram que os assinantes poderão acompanhar alguns dos autores e redatores mais aclamados da Europa, vindos de veículos como NRC e The Guardian. JW.

Via lainformacion.com, De Correspondent.

Mario CavalcantiNovo diário online holandês financiado coletivamente arrecada um milhão de euros em oito dias