Mario Cavalcanti
por — 02/04/2013 em Notícias

Tecnologia ajudará a levar democracia à Cuba, diz Yoani Sánchez

Em palestra em Miami, nos Estados Unidos, a jornalista e blogueira cubana falou que a Internet e as redes sociais estão mudando o país.

Crédito: WikimediaRIO DE JANEIRO (Da Redação com PRNewswire), 2 de abril – A blogueira e jornalista cubana Yoani Sánchez disse durante uma palestra na Florida International University (FIU), em Miami, que, apesar das restrições no ciberespaço em Cuba, a Internet está mudando o país socialista.

“A Cuba virtual está influenciando direta e definitivamente a Cuba real”, disse Sánchez, após contar uma história sobre como os cubanos, usando mensagens de texto na rede de telefonia celular controlada pelo governo, foram capazes de mobilizar ajuda humanitária depois que um furacão devastou a província de Oriente em Cuba. “A Internet está nos ajudando a explicar ao mundo o que está acontecendo dentro do nosso país”, completou.

Sánchez falou para um público de 500 pessoas sobre as restrições que o governo cubano impõe à liberdade de expressão, incluindo acesso a Internet, bem como o impacto da tecnologia sobre uma possível democratização de Cuba. A blogueira, uma das principais vozes opositoras no país, também disse que a tecnologia e a capacidade de se alcançar o mundo exterior tem protegido a ela e a outros adversários do governo. “Nós nos sentimos protegidos por causa do escudo que a tecnologia tem proporcionado para nós”, disse ela.

Sánchez, de 37 anos, tornou-se mundialmente conhecida como uma voz crítica ao governo cubano. Nos últimos seis anos, ela documentou a vida na ilha pelo seu blog, Generación Y, e a partir de atualizações em seu perfil no Twitter. Gravações da palestra estão disponíveis em inglês e espanhol no site da FIU. JW.

Mario CavalcantiTecnologia ajudará a levar democracia à Cuba, diz Yoani Sánchez