Mario Cavalcanti
por — 01/04/2013 em Notícias

Arábia Saudita pode acabar com anonimato no Twitter

Redes sociais foram descritas pelo Ministério do Interior do país como ferramentas usadas por extremistas que desejam causar instabilidade social.

Logo do TwitterRIO DE JANEIRO (Da Redação), 1º de abril – A Arábia Saudita poderá acabar com o anonimato dos usuários no Twitter, limitando o acesso ao serviço para as pessoas que não se cadastrarem com o documento de identidade. A informação foi dada no sábado (30) pelo jornal Arab News.

O serviço de microblogging é considerado popular no país, e vem ampliando debates sobre questões como religião e política. Na Arábia, esse tipo de discussão pública é considerado, em alguns casos, ilegais.

No início do mês, um porta-voz do Ministério do Interior descreveu as redes sociais, incluindo o Twitter, como ferramentas usadas por extremistas que desejam provocar
instabilidade social.

USUÁRIOS CHINESES JÁ SOFREM COM RESTRIÇÕES SIMILARES

Em dezembro de 2012, o governo chinês implantou normas mais rígidas para o controle da Internet. O país passou a exigir que seus usuários se registrassem com nomes verdadeiros ao se inscreverem em provedores de rede.

Com as novas regras, a China também passou a excluir mensagens e páginas consideradas portadoras de informações “ilegais”, e agora exige que os prestadores de serviços entreguem estas informações às autoridades. JW.

Com informações de iG Tecnologia.

Mario CavalcantiArábia Saudita pode acabar com anonimato no Twitter