Editor’s Lab anuncia vencedores da edição austríaca

Zeit ONline e ORF foram os veículos ganhadores. ‘Copa do Mundo’ do jornalismo de dados segue agora para a segunda etapa, em Cairo, no Egito.

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 26 de março – Nos últimos dias 21 e 22 de março, a Global Editors Network (GEN) organizou a edição austríaca do Editor’s Lab Hackdays, uma espécie de “Copa do Mundo” do jornalismo de dados. O evento reuniu equipes da Áustria, da Alemanha e da Suíça representando veículos dos três países. As equipes trabalharam no desenvolvimento de aplicações jornalísticas conceituais sobre o tema “Cobrindo a Migração Internacional”.

Os veículos ORF e Zeit Online foram os vencedores da etapa. O conceito batizado de “Flowers of Integration” (Flores de Integração), desenvolvido pelo Zeit Online, utiliza dados do Facebook para analisar o quão bem inetgrados estão expatriados em seus novos países. O aplicativo olha as categorias “Cidade Natal” e “Morando em” no Facebook e compara estes dados com quantos amigos um grupo de migrantes tem em seu país residente atual. O tamanho das flores representa o número de integrações de migrantes em um país específico.

Editor's Lab Hackdays Austria.

Já a aplicação da ORF foi considerada inovadora por incorporar jornalismo de dados na teledifusão. O projeto “Migrations-Daten-Radar” mostra estatísticas sobre o crescimento da migração na Áustria. O aplicativo também detecta a localização dos telespectadores e apresenta informação específica para aquela região.

Editor's Lab Hackdays Austria.

PRÓXIMA ETAPA ACONTECE EM CAIRO, NO EGITO

As duas organizações noticiosas vencedoras do Editor’s Lab Hackdays Austria dividiram um prêmio de cinco mil euros e foram convidadas para competir contra os ganhadores das próximas etapas do evento. A grande final, batizada de GEN News Hackathon, acontecerá durante a GEN News Summit, de 19 a 21 de junho de 2013, em Paris, na França.

A etapa austríaca do Editor’s Lab, a primeira da maratona, contou ainda com os veículos Austria Press Agentur, Der Spiegel, der.Standard.at, Horizont/Paroli-Magazin.at, Neue Zürcher Zeitung, Russmedia e TagesWoche. Todos os projetos apresentados estão online, e os usuários podem votar em suas aplicações favoritas. O evento segue agora para Cairo, no Egito, onde, nos dias 10 e 11 de abril, a segunda etapa será realizada. JW.

Mario CavalcantiEditor’s Lab anuncia vencedores da edição austríaca