Global Editors Network cria ‘Copa do Mundo’ de jornalismo de dados

Editor’s Lab Hackdays começa na Áustria e passará por mais cinco países. Equipes terão que desenvolver novas formas de storytelling.

Editor's Lab Hackdays. Foto: GEN.

RIO DE JANEIRO (DA Redação), 21 de março – A Global Editors Network (GEN), entidade que reúne editores-chefe de diversas plataformas em todo o mundo, anunciou na quarta-feira (20) o lançamento do Editor’s Lab Hackdays, uma série de workshops e competições internacionais que irão ocorrer em grandes redações.

O primeiro Hackday acontece nesta quinta-feira (21) na Áustria e vai até sexta (22). De lá, o evento segue para Cairo, Nova York, Delhi e Amsterdam. A última fase, chamada de GEN News Hackathon, acontecerá durante a conferência GEN News Summit, de 19 a 21 de junho, em Paris, e reunirá as equipes vencedoras de cada Editor’s Lab Hackday.

“O Editor’s Lab é o primeiro programa desse tipo, uma espécie de Copa do Mundo para o jornalismo em base de dados. Nosso objetivo com esta iniciativa é lançar luz sobre os inovadores que trabalham nas sombras dentro de redações grandes e pequenas e difundir essa nova forma de fazer jornalismo em todo o mundo”, diz Antoine Laurent, vice-diretor do GEN e diretor do Editor’s Lab.

“Com esses hackdays queremos encorajar jornalistas, desenvolvedores e designers a colaborarem no mesmo nível, mesmo estando em diferentes departamentos”, diz Gerold Riedmann, CEO da Russmedia Digital e membro do Conselho GEN. “Depois das edições do Editor’s Lab Hackdays em Buenos Aires e Paris, esta é uma oportunidade especial de organizar os Hackdays em Vorarlberg”, completa.

NOVAS FERRAMENTAS DE STORYTELLING

O tema do Editor’s Lab da Áustria será “Cobrindo Migrações Internacionais”, e as equipes terão que desenvolver novas ferramentas de storytelling, aplicativos e projetos de jornalismo de dados sobre o tópico. Algumas das principais empresas de mídia da Áustria, da Alemanha e da Suíça serão representadas na competição: Zeit Online, APA, derStandard.ar, NZZ, ORF, VOL.AT e Der Spiegel. O concurso acontecerá na Russmedia Digital, com o apoio do Google e da John S. and James L. Knight Foundation.

O vencedor do Editor’s Lab da Áustria irá receber um prêmio de cinco mil euros e será convidado para a GEN News Hackathon. O evento terá cobertura no Twitter com a hashtag #EditorsLab. JW.

CALENDÁRIO DO EDITOR’S LAB

21 a 22 de Março: Editor’s Lab Áustria
Organizado pela Russmedia Digital
Tópico: Cobrindo Migrações Internacionais

10 a 11 de Abril: Editor’s Lab Cairo, Egito
Organizado pela EMDP. Tópico: Novas Formas de Cobrir Eleições

20 a 21 de Abril: Editor’s Lab Nova York
Organizado pelo New York Times. Tópico: Newsgaming

8 a 9 de Maio: Editor’s Lab Delhi, Índia
Organizado pelo India Today. Tópico: Desenvolvimento Global

20 a 21 de Maio: Editor’s Lab Amsterdam, Holanda
Organizado pela NOS. Tópico a ser definido

20 a 21 de Junho: GEN News Hackathon
Organizado na GEN News Summit, em Paris. As equipes vencedoras de cada Editor’s Lab em 2012 e 2013 participarão da competição final.

Mario CavalcantiGlobal Editors Network cria ‘Copa do Mundo’ de jornalismo de dados