20/03/2013

Google lança busca de GIFs animados

Opção na ferramenta de pesquisa da companhia ajuda a localizar esse tipo de animação, que ganhou força com o advento das redes sociais.

GIF animadoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 20 de março – O Google incluiu em sua ferramenta de busca um filtro para a pesquisa de GIFs animados, imagens que nos últimos anos têm ganhado popularidade na Internet. A novidade foi anunciada na terça-feira (19) no perfil oficial da companhia no Google Plus. Para fazer uso do recurso, o usuário deve clicar em “Ferramentas de pesquisa” e, depois, selecionar a opção “Animação”.

O formato GIF, abreviação de Graphics Interchange Format, foi introduzido pela empresa CompuServe em 1987, mas, com o advento das redes sociais, vem experimentando um ressurgimento cultural nos últimos anos. Animações em GIF são geralmente utilizadas na Web como complementos bem humorados de textos. Durante a reeleição de Barack Obama, o diário britânico The Guardian chegou a fazer uma compilação dos melhores GIFs animados sobre o assunto. E, no final de 2012, a Oxford Dictionaries USA elegeu o termo GIF como palavra do ano. JW.

Mario CavalcantiGoogle lança busca de GIFs animados