Jornais estão se adaptando bem às mudanças causadas pela mídia digital

Segundo novo estudo divulgado pelo Pew Research Center, consumo de notícias online foi a única categoria relacionada a notícias a crescer em 2012.

Wall Street JournalRIO DE JANEIRO (Da Redação), 18 de março – Jornais estão começando a se adaptar com sucesso às mudanças e oportunidades oriundas do consumo de notícias digitais. É o que mostra um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Pew Research Center.

De acordo com o levantamento, o consumo de notícias online foi a única categoria relacionada a notícias a apresentar crescimento em 2012. E embora a mídia digital tenha sido apontada muitas vezes como uma ameaça para a indústria dos jornais, ela também “forçou” os veículos a fazerem experimentos nesse meio. “Pela primeira vez desde a recessão que começou em 2007, organizações de jornais têm motivos para um pouco de otimismo”, diz o relatório.

O documento mostra ainda que muitas empresas noticiosas começaram a experimentar uma significativa variedade de novas formas de receita. A principal delas são as assinaturas digitais. Segundo o estudo, 450 dos 1.380 diários americanos iniciaram ou anunciaram planos para algum tipo de conteúdo online pago ou paywall.

O The New York Times, que vem oferecendo assinaturas digitais pagas desde 2011, ganhou mais dinheiro com assinaturas e compras de conteúdo do que com receitas de publicidade. Nos Estados Unidos, diz o documento, tais modelos estão ajudando a injetar receitas nos jornais e a reduzir a dependência dos anunciantes. JW.

Via Editors Weblog.

Mario CavalcantiJornais estão se adaptando bem às mudanças causadas pela mídia digital