Google vai encerrar o leitor de feeds Google Reader em julho

Segundo a companhia, embora o serviço tenha um público fiel, ao longo dos anos seu uso veio caindo de forma significativa.

Logo do Google Reader.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 13 de março – O leitor de feeds Google Reader vai ser encerrado no dia 1º de julho. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) no blog oficial do serviço.

Entre os fatores para o encerramento da ferramenta está uma significativa queda em seu uso. A companhia também apontou como motivo a decisão de colocar sua força de trabalho em menos produtos. “Lançamos o Google Reader em 2005, em um esforço para tornar mais fácil para as pessoas descobrir e manter o controle sobre seus sites favoritos. Embora o produto tenha um público fiel, ao longo dos anos seu uso tem diminuído. Assim, em 1º de julho de 2013, iremos aposentar o Google Reader. Usuários e desenvolvedores interessados ​​em alternativas [para leitura de feeds] RSS podem exportar seus dados, incluindo as suas assinaturas, com o Google Takeout [serviço que permite o download de dados armazenados em produtos Google]”, explica trecho de post no blog oficial do Google.

google_reader_tweet

Com a manobra, o Google Reader irá fazer parte de um total de cerca de 70 funcionalidades e serviços que foram encerrados pelo Google desde 2011. “Estamos aposentando o Reader em 1º de julho. Sabemos que muitos de vocês ficarão tristes em vê-lo partir. Obrigado pelos oito grandes anos!”, diz uma postagem no perfil oficial do Google Reader no Twitter. JW.

Mario CavalcantiGoogle vai encerrar o leitor de feeds Google Reader em julho