Zero Hora estreia novo aplicativo para iPad

Nova versão apresenta as notícias com a cara do jornal impresso, mas com atualizações em tempo real.

Novo aplicativo da Zero Hora para o iPad.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 18 de fevereiro – O jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, lançou no domingo (17) um novo aplicativo para o iPad. Segundo o veículo, a aplicação, já disponível na App Store, “está mais próxima da profundidade do jornal impresso e da instantaneidade e dos recursos multimídia dos meios digitais”.

Entre os pontos destacados, estão uma atualização mais rápida, com interatividade e conteúdos multimídia, como vídeos. As galerias de fotos, exclusivas para assinantes, também foram reformuladas. Além disso, é possível ordenar seções de acordo com o interesse de cada leitor (para isso, basta tocar sobre um assunto, como mundo, esportes e política, e arrastá-lo para a posição desejada).

De acordo com Barbara Nickel, editora de Redes Sociais da Zero Hora, o aplicativo segue o projeto gráfico da capa do jornal impresso, mas tem a atualização do site. “O legal é que essa atualização é feita automaticamente, ‘puxando’ as chamadas da capa do on [a edição online] e adaptando ao layout do off – sem necessidade de edição manual. Como afirmaram usuários em testes informais, é como se o papel ganhasse vida no tablet”, conta.

Outras novidades ficam por conta do conteúdo que é exibido quando o iPad está conectado à Internet: o topo do aplicativo mostra informações do tempo atualizadas e a previsão climática de três dias para todas as capitais do país e para cidades do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, assinantes logados podem baixar as edições diariamente, e não-assinantes podem comprar cada edição individualmente.

CAPA SEGUINDO A RELEVÂNCIA DAS NOTÍCIAS

Ainda segundo o veículo, a capa do aplicativo tem uma inteligência que permite a distribuição dos conteúdos com a mesma relevância dada pelo editor de zerohora.com. Isso ocorre de forma automática: basta que uma capa seja publicada no site do jornal para que o aplicativo se atualize, determinando automaticamente a diagramação mais adequada, de acordo com o diário, é criar um “jornal vivo”, que traga ao assinante uma nova Zero Hora a todo o momento, sem perder a identidade do papel.

O novo aplicativo de Zero Hora para o iPad foi produzido na área de Desenvolvimento de Produtos Digitais do Grupo RBS, localizada dentro do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS), em Porto Alegre. Foram quatro meses de desenvolvimento, com 15 pessoas atuando diretamente no projeto, além de profissionais de diferentes áreas do jornal participando ativamente do conceito do produto. JW.

Com informações da Zero Hora.

Mario CavalcantiZero Hora estreia novo aplicativo para iPad