04/02/2013

Software analisa notícias antigas para tentar prever o futuro

Programa desenvolvido por cientistas dos EUA e de Israel combina o arquivo do New York Times com outras fontes de informação.

Trecho do paper da Microsoft Research sobre o software que prevê o futuro.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 4 de fevereiro – Cientistas da Microsoft Research e do Instituto de Tecnologia de Israel‎ (Technion) desenvolveram um software que, segundo eles, é capaz de prever futuros eventos a partir de notícias antigas. O programa combina o arquivo do diário americano The New York Times com informações de outras fontes de informação, como a Wikipedia, e dados em tempo real.

Um paper (PDF) divulgado pela Microsoft Research sugere, por exemplo, que possa existir uma ligação entre secas e tempestades em partes da África e surtos de cólera. Isto porque ocorreu uma curiosa sequência de fatos: o New York Times publicou em 1973 uma notícia sobre uma seca em Bangladesh, e, um ano depois, noticiou uma epidemia de cólera. O mesmo se repetiu uma década depois. Em 1983, o jornal divulgou outra seca ocorrida no país e, no ano seguinte, em 1984, noticiou mortes causadas pela cólera.

De acordo com os cientistas, que focaram em motins, mortes e surtos de doenças, o software tem de 70% a 90% de precisão. O programa também pode ser utilizado para verificar a possibilidade de outras previsões. JW.

Via BBC News.

Mario CavalcantiSoftware analisa notícias antigas para tentar prever o futuro