Mario Cavalcanti
por — 28/01/2013 em Notícias

Barnes & Noble planeja eliminar um terço de suas lojas nos próximos dez anos

Companhia, que opera atualmente perto de 700 lojas, está vendo cada vez mais leitores optando por fazer compras online.

Logotipo da Barnes & NobleRIO DE JANEIRO (Da Redação), 28 de janeiro – A rede norte-americana de livrarias Barnes & Noble planeja fechar pelo menos um terço de suas lojas durante a próxima década. A informação foi dada pelo CEO da divisão de varejo da companhia, Mitchell Klipper, em entrevista ao jornal americano The Wall Street Journal.

De acordo com o executivo, a Barnes & Noble vai ter entre 450 e 500 lojas em dez anos. Atualmente, a companhia opera 689 lojas, além de uma cadeia separada de 674 lojas em faculdades e universidades nos Estados Unidos.

Para o site Mashable, a tradicional rede de livrarias parece estar lutando com a realidade de comandar centenas de lojas físicas ao mesmo tempo em que cada vez mais leitores estão comprando online.

Em abril do ano passado, a rede de livrarias decidiu desmembrar sua divisão Nook (de e-books) como um empreendimento separado e apoiado em parte pela Microsoft. No último trimestre de 2012, a Barnes & Noble, não mais amparada pelas vendas da divisão Nook, revelou que suas receitas caíram em mais de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior (2011), em parte devido a uma queda de 8,2% nas vendas da loja.

Em 2008, a Barnes & Noble operava 726 lojas. JW.

Via The Wall Street Journal, Mashable.

Mario CavalcantiBarnes & Noble planeja eliminar um terço de suas lojas nos próximos dez anos