Mario Cavalcanti

5 comunidades sobre jornalismo online no Google+

O editor do Jornalistas da Web seleciona cinco grupos que focam em temas como jornalismo cidadão e social media.

Por (@mariocavalcanti)

Logo do Google Plus (Google+) / DivulgaçãoPouco mais de um mês após o Google+ estrear o recurso de comunidades, já começam a pintar por lá grupos sobre os mais diversos temas. Como era de se esperar, existem várias comunidades voltadas para a discussão do jornalismo. Algumas com boa adesão, outras com menos de cinco membros. Abaixo, selecionei cinco grupos com boa movimentação e que estão ligados ao universo do jornalismo online, incluindo um brasileiro.

Journalism & Social Media
Como diz a própria descrição, “um lugar para discutir tendências e dicas de mídias sociais e jornalismo”. Possui mais de 100 membros e faz questão de frisar que aceita usuários de todos os “níveis de experiência”.

Online News & Journalism
Foi estrategicamente criado pelo pessoal do ScribbleLive, uma plataforma de distribuição de conteúdo e live blogging. Possui mais de 70 membros e foca em bons exemplos de cobertura noticiosa em tempo real.

Social Journalism
É a comunidade mais populosa da lista, com cerca de 550 pessoas. “Um lugar para compartilhar ideias e discutir como as mídias sociais podem ajudar – ou impedir – o jornalismo e como elas podem nos ajudar a contar melhores histórias”.

Jornalismo Online
É a representante brasileira da lista. Foi criada pelo site Interatores, de autoria do jornalista Sérgio Lüdtke, que também é coordenador do Master em Jornalismo Digital. Possui mais de 80 membros, incluindo alguns pesquisadores da área, e segue crescendo.

Citizen Journalism
É a menos badalada dessa lista. Apesar de ter poucos mais de dez membros até o momento, de vez em quando pintam por lá links para alguma coisa relacionada ao universo do chamado jornalismo cidadão.

Sobre o autor |

Jornalista, developer, carioca e nerd de carteirinha. Editor do site Jornalistas da Web e adepto da retrocomputação.

Siga Mario Cavalcanti no Twitter Siga Mario Cavalcanti no Facebook Siga Mario Cavalcanti no Google+
Mario Cavalcanti5 comunidades sobre jornalismo online no Google+