E-book documenta método de ensino de jornalismo colaborativo

Segundo o autor, o jornalista britânico Paul Bradshaw, o formato de colaboração está ajudando no desenvolvimento de habilidades não-técnicas.

E-book Stories and Streams, de Paul Bradshaw, documenta método de ensino de jornalismo colaborativo.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 18 de janeiro – O jornalista britânico e professor universitário Paul Bradshaw, autor do Online Journalism Blog, lançou nesta semana um e-book que documenta um método de ensino de jornalismo colaborativo experimentado por ele. Chamado de Stories and Streams, o formato, que foi testado no ano passado, faz uso de grupos de investigação e é focado em aprendizado um a um, conduzido pelos estudantes. Aulas tradicionais não são utilizadas no processo.

Segundo Bradshaw, métodos de colaboração estão sendo cada vez mais utilizados na indústria das notícias, e o e-book foi criado para incentivar estudantes de jornalismo e professores na adoção de métodos de jornalismo colaborativo. O autor também conta que a abordagem permitiu aos alunos desenvolver habilidades difíceis de serem ensinadas. “A coisa mais importante que observei foi a necessidade dos estudantes de terem habilidades não-técnicas, como gerenciamento de pessoas, lidar com relações públicas e serem persistentes”, disse Bradshaw ao site Jornalistas da Web.

O processo foi aplicado em uma turma na Birmingham City University, onde Bradshaw é professor titular. De acordo com ele, outro aliado foi o número reduzido de alunos, o que não acontece na City University London, onde ele atua como professor visitante. “O tamanho da classe torna o método impraticável”, conta o professor, que planeja continuar atualizando o e-book com base nas classes subsequentes.

O e-book, em inglês, pode ser baixado gratuitamente aqui. JW.

Mario CavalcantiE-book documenta método de ensino de jornalismo colaborativo