Espanha ganha plataforma de crowdfunding para financiar informação

Reportagens financiadas no Información Sensible são publicadas sob a licença Creative Commons e podem ser usadas livremente e sem restrições por qualquer veículo.

Logo do Información Sensible, plataforma de crowdfunding para financiamento de informação.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 17 de janeiro – Uma plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) onde qualquer profissional da informação (sic) pode propor reportagens, livros, documentários ou trabalhos informativos de qualquer espécie. Esse é o objetivo do portal espanhol Información Sensible, que abre mão de anunciantes e de ajudas do poder público, contanto exclusivamente com o auxílio dos produtores de conteúdo e dos financiadores.

Uma vez financiadas, as reportagens são publicadas no site sob a licença Creative Commons, e qualquer veículo poderá utilizar o material na íntegra e sem restrições. O site contará também com uma redação própria. Por causa disso, se um projeto informativo não alcançar a quantia esperada, os financiadores podem receber o dinheiro de volta para investirem em outros projetos ou destinarem a quantia para a manutenção da plataforma.

Para os jornalistas que esperam colaborar com conteúdo, foi desenhado um sistema de reputação e uma página de perfil que destaca os trabalhos enviados. Dessa forma, os usuários poderão conhecer melhor as características de cada profissional que está colaborando.

O Información Sensible foi criado pelo jornalista madrileno Daniel Montero Bejerano, de 34 anos, que já trabalhou em veículos como El Mundo e Interviú. Para o projeto, ele conta com a ajuda de um grupo de profissionais e pequenos investidores. JW.

Via lainformacion.com.

Mario CavalcantiEspanha ganha plataforma de crowdfunding para financiar informação