17/01/2013

Microsoft cria aplicativo para facilitar comunicação durante grandes desastres

Disponível para Windows Phone, Android e iOS, o HelpBridge permite que pessoas entrem em contato com parentes, e também auxilia nas doações.

HelpBridge, aplicativo móvel da Microsoft para auxiliar na comunicação em desastres.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 17 de janeiro – A Microsoft lançou na quarta-feira (16) um aplicativo móvel gratuito para auxiliar pessoas envolvidas em desastres de larga escala – como um terremoto ou um furacão – a entrarem em contato com a família e com amigos. O HelpBridge, como foi batizado, está disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone, mas apenas para usuários dos Estados Unidos.

Entre outros recursos, o HelpBridge permite a criação de uma lista de amigos e parentes que o usuário gostaria de entrar em contato em caso de emergência. Durante um desastre, ele pode alertar seus contatos via SMS, email ou Facebook, informando se está bem ou se precisa de ajuda. O alerta também pode dar a localização exata do usuário por meio do GPS. “Quando um disastre ocorre, a primeira coisa que as pessoas impactadas querem fazer é contatar amigos e familiares”, diz James Rooney, gerente do programa Tecnologia para o Bem, da Microsoft, e desenvolvedor da aplicação.

O aplicativo também auxilia no trabalho voluntário e na doação de dinheiro e de recursos para salvamento e reconstrução de lugares. Com o HelpBridge, o usuário pode, por exemplo, fazer uma doação em dinheiro para a Cruz Vermelha ou outras instituições do tipo. JW.

Mario CavalcantiMicrosoft cria aplicativo para facilitar comunicação durante grandes desastres