16/01/2013

Smartphones estão consumindo mais dados que os tablets, diz estudo

De acordo com pesquisa conduzida pela empresa de soluções mobile Arieso, consumo é notório, apesar da forte expansão de mercado dos tablets.

dest_smartphone_kantarRIO DE JANEIRO (Da Redação), 16 de janeiro – Pela primeira vez, smartphones estão consumindo mais dados que os tablets. A conclusão é de um estudo sobre dados móveis conduzido pela empresa multinacional de soluções mobile Arieso.

O levantamento sugere que os usuários de smartphones agora “consomem consistentemente” mais dados que os usuários de tablet, apesar da forte e notória crescente expansão de mercado deste último. “Isto é muito pouco intuitivo, mas parece que os recursos dos novos smartphones – não os tablets – estão liberando uma demanda do usuário ainda maior. Se nos afastamos de estatísticas de consumo bruto, a descoberta mais notável é o modo como as pessoas usam smartphones e tablets”, diz Michael Flanagan, autor do estudo e CTO da Arieso.

Entre outros, o estudo constatou que usuários de iPhone 5 consomem quatro vezes mais dados do que os do iPhone 3G e 50% mais que usuários de iPhone 4S (o de maior demanda no estudo de 2012). Entretanto, usuários do Samsung Galaxy S III geram (para enviar arquivos, em vez de baixar fotos, vídeos etc.) quase quatro vezes a quantidade de dados em relação aos usuários de iPhone 3G, ultrapassando os usuários de iPhone 5 – que estão em terceiro lugar no uso de uplink de dados, atrás do Samsung Galaxy Note II (em segundo). E no mercado dos tablets, usuários de Samsung Tab 2 10.1 afirmaram seu domínio, consumindo 20% mais dados que usuários de iPad.

Durante o processo de pesquisa, 125 dispositivos móveis foram encontrados, e a companhia chegou a uma lista dos dez mais vorazes (excluindo os modems USB). Destes, seis são smartphones, três são tablets e um é um phablet (híbrido de tablet com smartphone). Os tablets apareceram em quarto, oitavo e nono lugares na lista.

Os dados do estudo provêm de uma grande operadora europeia, mas, segundo a Arieso, são relevantes para operadoras do mundo todo, porque o consumo relativo entre  dispositivos de usuários permanece constante nas diferentes áreas geográficas. As diferenças regionais estariam relacionadas às condições de operação em cada mercado. JW.

Mario CavalcantiSmartphones estão consumindo mais dados que os tablets, diz estudo