Mario Cavalcanti
por — 14/01/2013 em Notícias

Baidu e France Telecom vão lançar navegador para smartphones na África

Novo browser, focado nos smartphones de baixo custo, teria código que reduz a quantidade de dados trafegados ao se entrar em sites como Facebook e Twitter.

Logo da France Telecom, operadora que, entre outros, comercializa smartphonesRIO DE JANEIRO (Da Redação), 14 de janeiro – A Baidu, gigante chinesa do mercado de busca, e a operadora de telefonia France Telecom anunciaram que estão trabalhando em conjunto em um browser para smartphones de baixo custo vendidos na África.

Atualmente, a France Telecom tem cerca de 80 milhões de clientes no continente africano, e o navegador será instalado em aparelhos vendidos por ela na região. O programa também vai estar disponível, através de download ou via mensagem de texto, para clientes de outras operadoras.

O novo browser teria a capacidade de aliviar a carga nas redes usando um código escrito especialmente para reduzir a quantidade de dados trafegados quando se visita sites como Facebook e Twitter. “Queremos tornar a Internet móvel tão onipresente quanto possível, o mais rápido possível”, disse Xavier Perret, diretor de parcerias de Orange, subsidiária da France Telecom.

Segundo Perret, a acompanhia francesa decidiu formar uma parceria com a Baidu porque a companhia chinesa já os ajudaram em questões semelhantes na China.

O navegador, disponível em inglês e em árabe, será lançado inicialmente no Egito. Uma versão em francês está sendo desenvolvida. JW.

Via BBC News.

Mario CavalcantiBaidu e France Telecom vão lançar navegador para smartphones na África