03/01/2013

Al Jazeera compra a Current TV para se expandir nos EUA

Com a aquisição, a emissora pan-árabe com sede no Catar passa a deter uma marca com boa presença na TV e na Web.

Al Jazeera compra Current TV / LogoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 3 de janeiro – A emissora pan-árabe Al Jazeera, do Catar, anunciou a compra da Current TV, canal de televisão fundado em 2005 pelo ex-vice-presidente americano Al Gore e pelo parceiro de negócios Joel Hyatt. A informação é do diário britânico The Guardian.

Com a compra, a Al Jazeera pretende se expandir nos Estados Unidos e aumentar sua oferta em inglês. A companhia, que já opera um site internacional e um canal de notícias 24 horas em inglês sediado no Catar (Al Jazeera English), planeja encerrar a Current TV e criar uma nova emissora, a Al Jazeera America. Gore vai se tornar um membro do conselho consultivo. 60% da programação do canal seria produzido na América, enquanto 40% viria da Al Jazeera English.

A Al Jazeera tem um histórico de ações significativo no meio online. Em 2006, estreou um edição online internacional, em inglês. Em 2008, formou uma parceria com o portal de vídeos Livestation para fornecer vídeos árabes na Web. Um ano depois, passou a fornecer vídeos para o diário britânico Independent. E, no ano passado, lançou o Al Jazeera Unpluged, um canal de vídeos no YouTube para treinar jornalistas cidadãos. JW.

Mario CavalcantiAl Jazeera compra a Current TV para se expandir nos EUA