Mario Cavalcanti

15 painéis para jornalistas da Web na Campus Party Brasil 2013

O site Jornalistas da Web compilou uma lista de palestras e workshops de interesse dos jornalistas antenados.

Por (@mariocavalcanti)

Campus Party Brasil 2013Começa no próximo dia 28 de janeiro e vai até 3 de fevereiro, em São Paulo, a Campus Party Brasil 2013, nova edição do maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Se você está entre os cerca de oito mil campuseiros esperados e se interessa pela evolução do meio online e do campo de jornalismo digital, segue abaixo um apanhado de 15 palestras, workshops e debates interessantes para jornalistas antenados.

As sugestões abaixo não servem apenas para jornalistas, mas também para desenvolvedores, designers e todo o círculo que envolve o fazer do jornalismo digital. Como muitos dos painéis acontecem mais ou no mesmo horário, em alguns casos será necessário escolher aquele que tenha mais a ver com seus interesses.

Como funciona a Internet (Palestra)
Quando: 29/01 (terça) – 10:00 – 11:00
Onde: Palco Arquimedes
Descrição oficial: Bastante simples quando vista de longe, extremamente complexa quando observada de perto. Descubra todos os detalhes do funcionamento da internet, que embora também possa ser definida como milhares de computadores interligados através do protocolo TCP/IP, possui uma infinita multiplicidade de recursos e serviços.

Processamento Automático da Língua Portuguesa (Palestra)
Quando: 29/01 (terça) – 11:15 – 12:15
Onde: Palco Pitágoras
Descrição oficial: Com as mídias sociais em alta e a explosão da produção de conteúdos online se torna estratégico o desenvolvimento de softwares que possam extrair informações de tais fontes, e é o Processamento de Linguagem Natural (PLN) que possibilita que softwares entendam a linguagem humana. A técnica consiste em processar textos em linguagem natural, transformando-os em estruturas de dados mais facilmente manipuláveis. Para tal são usadas técnicas desde aprendizado de máquina, como Perceptron, HMM e Entropia, e sistemas baseados em regras, como gramáticas com árvores de derivação.

Infografia na era digital (Mesa)
Quando: 29/01 (terça) – 11:15 – 12:30
Onde: Palco Michelangelo
Descrição oficial: Os infográficos são caracterizados pela junção de textos breves com ilustrações explicativas para o leitor entender o conteúdo. Cada dia a infografia tem ganhado mais espaço tanto no mundo online quanto offline. O que mudou nos últimos anos com o maior acesso às mídias digitais e o aumento de interatividade nos dispositivos? Mas quais as tendências no mercado da infografia?

Design Mobile: os múltiplos caminhos do desenvolvimento de soluções móveis (Palestra)
Quando: 29/01 (terça) – 17:00 – 18:15
Onde: Palco Michelangelo
Descrição oficial: Os gadgets estão tomando conta do mercado brasileiro, mas quais os caminhos possíveis e qual é a melhor saída para web mobile? Simplicidade, usabilidade, HTML5 são alguns dos pontos a serem discutidos nessa palestra que fará você repensar tudo que já criou até agora para usuários móveis.

Publicação digital na era dos tablets (Palestra)
Quando: 29/01 (terça) – 15:45 – 16:45
Onde: Palco Sócrates
Descrição oficial: Inúmeras possibilidades de acesso a conteúdo em suporte digital levantam muitas questões sobre como produzir material adequado e de forma eficiente. A palestra procura introduzir o software livre Managana como uma alternativa para que pessoas sem experiência em programação sejam capazes de produzir e divulgar seu conteúdo em mídia digital, de forma individual ou coletiva, tanto para ambientes tradicionais da web, como para dispositivos móveis e apresentações públicas.

Layouts Responsivos: o seu conteúdo em múltiplos dispositivos do desenvolvimento de soluções móveis (Mesa)
Quando: 29/01 (terça) – 21:45 – 22:45
Onde: Palco Michelangelo
Descrição oficial: Se você Não basta acrescentar media-queries em seu projeto web para torná-lo responsivo. Vamos repensar o Design, tendo como foco a interação do usuário em diferentes cenários e devices, além do impacto no front-end dessas adaptações.

Olhar Contestado: o uso de ferramentas livres na produção audiovisual (Palestra)
Quando: 30/01 (quarta) – 17:00 – 18:15
Onde: Palco Michelangelo
Descrição oficial: Você já pensou em fazer um vídeo só usando ferramentas livres? Não? Pois então chegou a hora de aprender como isso é possível e deixar de ser refém dos softwares fechados para realizar seus projetos. Inspirado em curtas-metragens da Blender Foundation, o “Olhar Contestado” é um projeto brasileiro desenvolvido em software livre. Não perca tempo e saiba como o formato aberto pode fomentar a cultura livre nas produções brasileiras.

O novo jornalismo gamer (Palestra)
Quando: 31/01 (quinta) – 15:45 – 16:45
Onde: Palco Stadium
Descrição oficial: Talvez as novas gerações não saibam, mas antes da internet as revistas de videogame eram a única maneira de saber o que estava acontecendo no mundo dos games. Hoje, algumas delas seguem nas bancas, mas o conteúdo online é massivo: sites, blogs, análises com vídeo e conferências sendo transmitidas ao vivo. Mas como se diferenciar em meio à todas essas possibilidades? Aprenda a criar um blog, podcast ou videocast diferenciado!

Transformando a web com dados (Palestra)
Quando: 01/02 (sexta) – 15:30 – 16:30
Onde: Palco Pitágoras
Descrição oficial: Use o enorme volume de dados disponíveis hoje a seu favor, com uma discussão prática de ferramentas que estão moldando o futuro. Vamos mostrar como o casamento da análise de dados e técnicas como MapReduce estão mudando a forma como interagimos com os usuários, com targeted advertising, data analytics, sistemas de recomendação e outras formas de experiência de usuário personalizada.

Usando o CMS Joomla para criação de Blogs, Websites e Portais (Palestra)
Quando: 01/02 (sexta) – 15:45 – 16:45
Onde: Palco Sócrates
Descrição oficial: Algumas das principais características do Joomla é a rapidez e o baixo investimento necessário para desenvolver site com excelente qualidade e design customizado. Aprenda mais sobre esta incrível ferramenta e construa blogs, lojas virtuais, portais de conteúdo e muitos outros formatos de divulgação de conteúdo online.

Site Clinic (Painel)
Quando: 01/02 (sexta) – 20:30 – 21:30
Onde: Palco Michelangelo
Descrição oficial: Como diria a sabedoria popular, quem sabe faz ao vivo, e no Design não é diferente. A Campus Party traz ao palco, três especialistas que analisarão, em tempo real, os sites sugeridos pelos campuseiros, em questões como Design de interfaces, Usabilidade e Arquitetura de informação. Traga suas sugestões e não perca de dar o seu pitaco neste painel.

Criando Apps para várias plataformas e mantendo a lucidez (Palestra)
Quando: 01/02 (sexta) – 21:20 – 22:10
Onde: Palco Pitágoras
Descrição oficial: O Brasil hoje tem cerca de 25% de sua população usando smartphones de diversas marcas e consequentemente diversas plataformas. Manter um App apenas para uma plataforma é o primeiro passo para cometer erro de estratégia, outro erro bastante comum é esquecer as escolhas de futuros clientes de seu negócio que não usam a plataforma que você tem disponível para seu App. Veja cada detalhe de como o PhoneGap pode ajudar seu time pequeno e com pouco recurso alavancar novas Apps para N Lojas em um intervalo de tempo comercialmente viável.

Segurança no Twitter (Palestra)
Quando: 02/02 (sábado) – 10:00 – 11:00
Onde: Palco Arquimedes
Descrição oficial: Conheça as melhores técnicas para manter seu perfil longe de problemas nesta rede social. Aprenda diferentes dicas e configurações que irão manter suas informações mais seguras e longe de hackers.

Redesigning the Media (Oficina)
Quando: 02/02 (sábado) – 14:30 – 16:30
Onde: Workshop II
Descrição oficial: Quer montar uma equipe vencedora dentro da área de mídia? Aprenda neste workshop como achar o time certo e explorar novas ideias que podem revolucionar o cenário da informação digital brasileira com uma sessão de brainstorming multidisciplinar.

Gamification & Interfaces Lúdicas (Palestra)
Quando: 02/02 (sábado) – 15:45 – 16:45
Onde: Palco Michelangelo
Descrição oficial: Vamos observar como utilizar recursos do universo lúdico em política, saúde e educação, discutindo como a linguagem do mundo dos games pode ser utilizada em outras áreas e como o entretenimento é combustível para ações de comunicação e marketing da atualidade.

Quer conhecer os outros painéis da Campus Party Brasil 2013? Acesse a agenda geral do evento.

Sobre o autor |

Jornalista, developer, carioca e nerd de carteirinha. Editor do site Jornalistas da Web e adepto da retrocomputação.

Siga Mario Cavalcanti no Twitter Siga Mario Cavalcanti no Facebook Siga Mario Cavalcanti no Google+
Mario Cavalcanti15 painéis para jornalistas da Web na Campus Party Brasil 2013