28/12/2012

As notícias mais acessadas de 2012 no JW

Pesquisas, lançamentos, guias, expansões, parcerias… Veja um apanhado das notícias mais acessadas no site Jornalistas da Web em cada mês.

Por (@mariocavalcanti)

Demorou, mas saiu. Abaixo está um apanhado das notícias mais acessadas no Jornalistas da Web em cada mês. Apesar de estar longe de ser uma retrospectiva (alguns bons acontecimentos ficaram de fora), o levantamento serve também para nos lembrarmos de alguns fatos que ocorreram durante o ano.

JANEIRO
Aqui podemos destacar o Globo a Mais, a edição vespertina do jornal O Globo para o iPad, que em novembro ganhou o Prêmio Esso de melhor contribuição à imprensa.

1. USA Today lança app para o tablet Kindle Fire
2. Jornal O Globo cria edição vespertina para iPad
3. Daily Mail amplia presença online para a Índia

FEVEREIRO
Interessante observar que o Instagram e o Pinterest começaram a ser bem usados por grandes veículos no começo de 2012. Além disso, obrigado pelo interesse nos 12 anos do JW.

1. Wall Street Journal faz uso do Pinterest e Instagram
2. Leitores de revistas preferem edições digitais, aponta pesquisa
3. Jornalistas da Web completa 12 anos de vida

MARÇO
O já falecido The Daily anunciou que ganharia uma nova versão e que seria o primeiro jornal HD do mundo. O primeiro jornal criado exclusivamente para o iPad fechou as portas em dezembro, com menos de dois anos de vida.

1. The Daily vai ser o primeiro jornal HD do mundo
2. Editora de mídias sociais do NYTimes vai para o Wall Street Journal
3. Governo lança edital do projeto Cidades Digitais

ABRIL
Mais um exemplo de um veículo de notoriedade fazendo uso do Pinterest. O que agora no fim do ano parece ser uma notícia sem muita importância, era bem expressiva em abril, quando muitos veículos estavam experimentando o serviço.

1. ProPublica usa o Pinterest para divulgar infográficos
2. LG anuncia produção em massa de tela flexível
3. Apple vendeu 67 milhões de iPad desde 2010

MAIO
O levantamento realizado pelo Instituto de Verificação de Circulação dos Estados Unidos, assim como qualquer outro relacionado ao futuro dos jornais, chamou a atenção do público do site.

1. Meio digital puxa avanço de jornais nos EUA, segundo estudo
2. USP lança portal de teses relacionadas à Rio+20
3. Diário espanhol 20 Minutos lança revista mensal

JUNHO
A notícia sobre a obra “A Dieta da Informação”, tradução do título original “The Information Diet” foi a mais no mês de junho. O livro é de autoria de Clay Johnson, fundador da Blue State Digital, empresa por trás da campanha online de Obama para a presidência dos EUA em 2008.

1. Livro combate o mau consumo de informação
2. Folha de S.Paulo passa a cobrar por conteúdo digital
3. The Huffington Post lança revista para iPad

JULHO
Mais um estudo relacionado ao futuro dos jornais e consumo de informação fica entre as notícias mais acessadas do mês. No caso, a pesquisa do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo constantou que pagar por notícias online ainda não é algo comum, mas é um comportamento que vem crescendo graças aos tablets.

1. Pierre Lévy fala sobre tablets nas salas de aula
2. Jovens estão mais dispostos a pagar por conteúdo, aponta estudo
3. Jornal O Globo lançará novo projeto gráfico

AGOSTO
Ousadia faz parte da história do Google. Aqui, ele prova isso mais uma vez. A companhia decidiu anunciar em jornais impressos para mostrar que a publicidade em papel não funciona. A propaganda veiculada em diários canadenses divulgava os anúncios Google. Jogada de marketing? Don’t be evil.

1. Dois jornais dos Estados Unidos anunciam que não terão mais periodicidade diária
2. Google anuncia no jornal para mostrar que não funciona
3. Infográfico mostra como a Internet evoluiu de forma rápida nos últimos dez anos

SETEMBRO
Mais uma pesquisa, dessa vez relacionada às redes sociais, mostra o potencial do Brasil no meio online. Também nesse mês, a PR Newswire iniciou uma pesquisa para conhecer melhor o cenário de jornalismo no Brasil em relação às novas tecnologias.

1. Google News anuncia metatag que dá maior liberdade na criação de títulos de matérias
2. Brasil é o quarto país com mais usuários ativos no Twitter
3. PR Newswire inicia pesquisa sobre futuro do jornalismo no Brasil

OUTUBRO
No mês de outubro, a notícia sobre os novos canais de conteúdo foi de sobra a mais acessada. O portal lançou 60 novos canais com produção original. Entre os atrativos, a emissora BBC.

1. YouTube ganha 60 novos canais com conteúdo original
2. Microsoft prepara lançamento de novo site de notícias
3. Blogueira e ativista Yoani Sánchez é presa em Cuba

NOVEMBRO
A obra da professora Mindy McAdams, da Escola de Jornalismo e Comunicação da Universidade da Flórida, nos EUA, nasceu de mais de 15 posts que foram transformados em um manual. Também em novembro, saiu o resultado da pesquisa da PR Newswire iniciada em setembro.

1. Guia de Proficiência Multimídia para Jornalistas ganha versão em português
2. AP e Google oferecem bolsas de US$ 20 mil para projetos de jornalismo e tecnologia
3. Jornalistas brasileiros acreditam no impresso, diz pesquisa da PR Newswire

DEZEMBRO
Há alguns dias, o Google anunciou o lançamento de um novo programa de bolsa de estudos de jornalismo nos Estados Unidos. O projeto terá seu foco em temas como jornalismo de dados orientado e terá como parceiros veículos como Nieman Journalism Lab e ProPublica.

1. Google lança novo programa de bolsas de estudo
2. Financial Times da Alemanha é encerrado por problemas financeiros
3. Jornalista dos EUA é demitida após responder comentário racista no Facebook

Sobre o autor |

Jornalista, developer, carioca e nerd de carteirinha. Editor do site Jornalistas da Web e adepto da retrocomputação.

Siga Mario Cavalcanti no Twitter Siga Mario Cavalcanti no Facebook Siga Mario Cavalcanti no Google+
Mario CavalcantiAs notícias mais acessadas de 2012 no JW