21/12/2012

Em 2016, 85% das TVs de tela plana terão conexão à Internet

Para consultoria Gartner, smart TVs serão tão comuns que as empresas terão que encontrar diferenciais para atrair os consumidores.

smarttv_igRIO DE JANEIRO (Da Redação), 21 de dezembro – Cerca de 85% de todas as TVs de tela plana produzidas em 2016 serão smart TVs. Além disso, a produção mundial desse tipo de dispositivo irá crescer de 69 milhões em 2012 para 198 milhões em 2016. Já em 2013, a produção mundial deve alcançar 108 milhões de unidades. As previsões são de estudo divulgado nesta semana pela consultoria Gartner.

No entanto, analistas da companhia apontam que as smart TVs por si só não serão um diferencial no futuro. As empresas terão que encontrar atrativos que façam os consumidores optarem por suas marcas e modelos. Segundo Paul O’Donovan, pesquisador da Gartner, no fim das contas o que vai prevalecer é o que uma smart TV pode oferecer a mais que outra. Para ele, os consumidores irão fazer perguntas como “Que serviços de Internet essa TV acessa?” ou “Posso usar meu smartphone ou tablet com essa TV?”.

No estudo, a Gartner considerou smart TV toda televisão que tem a capacidade de fazer pesquisas na Internet por conteúdos em vídeo e reproduzi-los. Os aparelhos podem ou não ter um navegador próprio, mas devem permitir a instalação de aplicativos a partir de uma loja virtual (terceira ou do fabricante).

Para os interessados, a Gartner disponibilizou análises mais detalhadas da pesquisa. JW.

Mario CavalcantiEm 2016, 85% das TVs de tela plana terão conexão à Internet