Mario Cavalcanti
por — 13/12/2012 em Notícias

Sony lança aplicativo para criação de GIFs animados

Disponível para smartphones Android, Motiongraph reforça o ressurgimento das animações como complementos de textos.

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 12 de dezembro – A Sony lançou um aplicativo que possibilita a criação de GIFs animados a partir de smartphones Android. Batizada de Motiongraph, a aplicação isola as partes móveis das imagens, isolando os componentes em que não ocorrem movimento e que poderiam aumentar o tamanho do arquivo.

Os GIFs animados fizeram muito sucesso em meados dos anos 90, mas ficaram ultrapassados com a posterior chegada dos vídeos online e dos recursos de incorporação. Entretanto, o formato, agora cult (o termo GIF, abreviação de Graphics Interchange Format, chegou a ser apontado pela Oxford como a palavra do ano de 2012), está ressurgindo – principalmente entre os usuários do Tumblr – e é usado até mesmo como complemento de textos e notícias. Recentemente, o diário britânico The Guardian fez uma compilação dos melhores GIFs animados sobre a reeleição de Barack Obama.

O Motiongraph, que custa US$ 0.99 no Google Play, é apenas mais um de muitos aplicativos que permitem a criação de GIFs animados, como Cinemagram, GIF Brewery (para usuários de Mac), GifBoom, GifCam e Loopcam. Assim como ocorre com o Instagram, a grande maioria desses aplicativos, incluindo o Motiongraph, oferece um serviço de comunidade por onde é possível ver uploads de outros usuários. JW.

Com informações do site paidContent.

Mario CavalcantiSony lança aplicativo para criação de GIFs animados