Mario Cavalcanti
por — 28/11/2012 em Notícias

Jornais espanhóis querem que Google pague por exibir seus conteúdos

Para associação de editores, motores de busca de notícias estão causando prejuízos econômicos à imprensa, pondo em risco a consolidação dos diários digitais

El País no iPad / DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 28 de novembro – O novo presidente da Associação de Editores de Diários Espanhóis (Aede), José María Bergareche, anunciou que a entidade irá se sentar com os poderes públicos para que a nova Lei de Propriedade Intelectual anunciada pelo governo espanhol inclua também a chamada “taxa Google”. A taxa garantiria que os motores de busca compensassem economicamente os jornais por mostrarem suas notícias nos resultados de pesquisa.

Bergareche anunciou ainda que a Assembleia Geral da Aede decidiu estudar se vai se somar à iniciativa conjunta das associações homólogas na Alemanha, na França e na Itália. Como eles, acreditamos que os motores de busca de notícias estão causando prejuízos econômicos à imprensa, pondo em risco a consolidação dos diários digitais e, portanto, o acesso dos cidadãos a uma informação livre e de qualidade na Internet”, diz.

Em setembro deste ano, o conselho de ministros da Alemanha aprovou um projeto de lei em que os motores de busca como o Google deveria pagar uma taxa aos veículos alemães por exibirem títulos e partes de notícias nos resultados de pesquisa. Como resposta, o Google lançou uma campanha em sua página na Alemanha com o slogan “Defenda sua rede”, e está convidando os usuários para entrar em contato por email ou telefone com os deputados para protestar contra o projeto de lei. JW.

Com informações do diário espanhol lainformacion.com e de agências.

Mario CavalcantiJornais espanhóis querem que Google pague por exibir seus conteúdos