Mario Cavalcanti
por — 14/11/2012 em Notícias

Jornalistas brasileiros acreditam no impresso, diz pesquisa online feita pela PR Newswire

Levantamento que obteve respostas de 316 jornalistas atuantes no mercado apontou ainda baixo uso de tablets pelos profissionais

Crédito: SXC.huRIO DE JANEIRO (Da Redação), 14 de novembro – Jornalistas brasileiros acreditam na força dos veículos impressos e não estão interessados, pelo menos por enquanto, em cursos voltados para o jornalismo digital. É o que mostra uma pesquisa online feita pela distribuidora de releases PR Newswire entre os dias 25 de setembro e 17 de outubro de 2012, e que obteve respostas de 316 jornalistas atuantes no mercado.

Segundo a companhia, um dos pontos que mais chama a atenção na pesquisa é o baixo uso de tablets pelos jornalistas. De acordo com o levantamento, 66,1% não possui o dispositivo. Já com relação aos smartphones, o cenário é outro, com 71,8% dizendo que contam com celulares e seus recursos para a rotina profissional. Sobre o futuro das edições impressas, a maioria é enfática: 68% não creem no fim delas e 21,8% ainda não têm certeza.

Para Janaína Weigel, diretora de Relacionamento com a Mídia e Marketing da PR Newswire para a América Latina, a pesquisa demonstra o que se vê na prática, o aumento do número de edições impressas no País aponta para a relutante predileção dos brasileiros pela leitura em papel. “A pesquisa é importante para pontuar a opinião dos próprios jornalistas brasileiros sobre o processo de digitalização do papel que vem ocorrendo em todo o mundo. Sim, eles acreditam que isso tende a crescer, mas não em detrimento do meio impresso que vem aumentando suas tiragens localmente”, diz.

Na pesquisa online, foram feitas 14 perguntas de múltipla-escolha. A análise completa pode ser encontrada no SlideShare da PR Newswire e também por meio de um paper (PDF) publicado. JW.

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