Mario Cavalcanti
por — 13/11/2012 em Notícias

Oxford aponta GIF como a palavra do ano de 2012

Formato de imagem, introduzido em 1987 pela CompuServe, vê ressurgimento cultural nas redes sociais como animações bem humoradas

Imagem ilustrativaRIO DE JANEIRO (Da Redação), 13 de novembro – A Oxford Dictionaries USA, que anualmente escolhe uma expressão em inglês como a palavra do ano (word of the year), este ano optou pelo verbo GIF, derivado do popular formato de imagem digital. No contexto da Oxford, o verbo GIF diz respeito a criar um arquivo GIF animado (seja a partir de ilustrações ou de trechos de um vídeo), especialmente relacionado a um evento.

O formato GIF, abreviação de Graphics Interchange Format, foi introduzido pela empresa CompuServe em 1987, mas, com o advento das redes sociais, vem experimentando um ressurgimento cultural nos últimos anos. Animações em GIF são geralmente utilizadas na Web como complementos bem humorados de textos. Na última semana, o diário britânico The Guardian fez uma compilação dos melhores GIFs animados sobre a reeleição de Barack Obama.

Em 2009, a Oxford elegeu como palavra do ano a expressão “unfriend”, que significa deixar de ser amigo de alguém em uma rede social. Já em 2010, a American Dialect Society (ADS), uma associação que estuda a língua inglesa, escolheu “Google” como a apalavra da década. Como verbo, a expressão virou sinônimo de pesquisa online. JW.

Mario CavalcantiOxford aponta GIF como a palavra do ano de 2012