Mario Cavalcanti
por — 12/11/2012 em Notícias

Guia de Proficiência Multimídia para Jornalistas ganha versão em português

Manual foi pensado para jornalistas e estudantes de jornalismo que estão prontos para aprender a como se transformar em jornalistas digitais

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 12 de novembro – Um guia para jornalistas que estão prontos para aprender como se transformar em jornalistas digitais. Essa era a intenção da professora Mindy McAdams, da Escola de Jornalismo e Comunicação da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, ao escrever em seu blog Teaching Online Journalism mais de 15 posts que foram transformados em um manual. O guia agora ganha uma versão em português, graças aos esforços de Alessandra de Falco, professora de jornalismo da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e pesquisadora da Rede de Pesquisa em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

McAdams ressalta a importância do guia para jornalistas (ou estudantes de jornalismo) que sentem a necessidade de dar um upgrade em suas habilidades, sugerindo que todos coloquem os conselhos citados em uso, imediatamente – no mesmo dia, se possível. “Essa série desmitifica muitas das novas opções para contar histórias, que têm se tornado realidade graças às ferramentas digitais”, diz a autora.

Segundo a tradutora, a adaptação muitas vezes esbarrou em problemas como links inexistentes – a versão original foi publicada em 2009 – e poucos comentários relacionados à realidade brasileira. “Foram traduzidos, nos anexos, textos citados por Mindy, necessários para a compreensão de seus posts ou que têm dicas extras valiosas”, conta Alessandra.

O guia já está disponível para download no site da Rede JorTec ou no Scribd do Jornalistas da Web. JW.

Mario CavalcantiGuia de Proficiência Multimídia para Jornalistas ganha versão em português