08/11/2012

Paulinas lança livros sobre ciberjornalismo e mídias digitais

Obras de autoria da jornalista Carla Schwingel passeiam pela história do jornalismo online e pela produção de conteúdos para a Web

Foto: Mario Cavalcanti / JWRIO DE JANEIRO (Da Redação), 8 de novembro – Conceituar e caracterizar o fazer jornalístico para o ciberespaço. Esse é um dos objetivos do livro “Ciberjornalismo” (Paulinas, 2012), de autoria da jornalista e pesquisadora Carla Schwingel. A obra, que teve lançamento no último dia 25 de outubro em São Paulo, será lançada também durante o 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (10ª SPBJor), que começa nesta quinta-feira (8) e vai até sábado (10).

Com 200 páginas, “Ciberjornalismo” passeia pela evolução do jornalismo na Internet, abordando temas atuais como produção de narrativas interativas associadas a sistemas automatizados com o uso de banco de dados. “Carla Schwingel teve a audácia e a competência de elevar para o nível de objeto de estudo científico o que até então, entre os estudiosos do Jornalismo, não passava de uma mera ferramenta auxiliar, desprovida de qualquer interesse heurístico relevante para o futuro do campo”, diz, na orelha do livro, Elias Machado, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Na bibliografia da obra, o site Jornalistas da Web ganha duas menções.

O lançamento acontece junto com outro de mesma autoria de Carla Schwingel. Em “Mídias Digitais – Produção de conteúdo para a web” (Paulinas, 2012), a autora busca ajudar a pensar a criação de produtos comunicacionais jornalísticos e a redação dos diferentes formatos de conteúdos.

Schwingel também procura mostrar as possibilidades para se produzir conteúdos para a plataforma multimídia. O que diferencia um material de qualidade na Internet? O que faz um site ou blog ser acessado e visitado? O que leva alguém a retornar a um determinado site? Para Carla, é o conteúdo nas diversas linguagens. A obra faz parte da série Manuais, integrante da coleção Pastoral da Comunicação: Teoria e Prática. JW.

SOBRE A AUTORA

Carla Schwingel é jornalista (Fabico/UFRGS), mestre em Cibercultura (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – Ciberpesquisa) e doutora em Ciberjornalismo (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL) no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA), pós-doutoranda em Fotônica e Novas Mídias na Universidade Mackenzie (SP).

SERVIÇO:

Ciberjornalismo
Autora: Carla Schwingel
Editora: Paulinas
Ano: 2012
Páginas: 199
ISBN: 978-85-356-3359-7
Preço sugerido: R$ 19,50

Mídias Digitais – Produção de conteúdos para a web
Autora: Carla Schwingel
Editora: Paulinas
Ano: 2012
Páginas: 120
ISBN: 978-85-356-3202-6
Preço sugerido: R$ 22,50

Mario CavalcantiPaulinas lança livros sobre ciberjornalismo e mídias digitais