26/10/2012

Governo chinês bloqueia acesso ao The New York Times

Censura seria uma resposta à publicação de um artigo no jornal americano sobre a riqueza acumulada pelo primeiro ministro da China

Arte / JWRIO DE JANEIRO (Da Redação), 26 de outubro – Usuários da China não conseguiram acessar nesta sexta-feira (26) o site do The New York Times, nem pela versão em inglês, nem em mandarim. O bloqueio feito pelo governo do país asiático teria sido uma resposta à publicação de um artigo no jornal americano sobre a riqueza acumulada pela família do primeiro ministro, Wen Jiabao. A informação é do próprio New York Times.

Autoridades chinesas também estariam bloqueando qualquer menção ao diário americano e ao próprio Jiabao que sejam feitas a partir do Weibo, uma espécie de Twitter chinês. Ainda segundo o New York Times, é a segunda vez que o governo da China bloqueia o acesso a um site americano pelo mesmo motivo. Em junho deste ano, o site da Bloomberg, especializado em informações financeiras, foi bloqueado por causa de um artigo semelhante, sobre a riqueza do vice-presidente chinês, Xi Jinping. JW.

Mario CavalcantiGoverno chinês bloqueia acesso ao The New York Times