14/09/2012

Smartphones são um quarto do mercado brasileiro de celulares

Segundo previsões da consultoria IDC, aparelhos inteligentes devem representar 57% do mercado total no país até 2015

Arte / JWRIO DE JANEIRO (Da Redação), 14 de setembro – O mercado brasileiro de celular alcançou a marca de 27,3 milhões de unidades vendidas durante o primeiro semestre de 2012. Desse total, 6,8 milhões são smartphones e 20,5 milhões são os chamados feature phones, ou seja, aparelhos tradicionais que possibilitam o à Internet, redes sociais e sistemas de mensagens instantâneas, mas que não possuem sistema operacional. A informação é de um novo estudo da consultoria IDC.

Comparando os números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado, o estudo conclui que o mercado de aparelhos celulares de forma geral sofreu uma queda de 16% e o mercado de feature phones queda de 29%. Porém, os smartphones tiveram alta de 77%. “A tendência é que os smartphones ganhem cada vez mais espaço no mercado. De modo geral, os fabricantes têm aumentado o portfolio de modelos focando mais esse tipo de dispositivo. Com o crescimento do mercado de smartphones há uma queda de preços e diferentes tipos de usuários têm a possibilidade de adquirir um telefone inteligente”, diz Bruno Freitas, analista de mercado da IDC Brasil.

SMARTPHONES REPRESENTARÃO 57% DO MERCADO ATÉ 2015

A expectativa da consultoria é de que o mercado total de celulares chegue à marca de 62 milhões de unidades comercializadas em 2012, número 8% menor do que o apresentado no ano passado. “Deste total, 26% devem ser smartphones e 74% feature phones. Sendo que os aparelhos com sistema operacional devem ter alta de 82% e os aparelhos celulares tradicionais queda de 21% em relação ao ano de 2011″, comenta Freitas.

Ainda de acordo com a companhia, até 2015 os smartphones devem representar 57% do mercado total de celular no Brasil. “Esse dispositivo tem valor agregado maior e é a grande aposta das fabricantes para aumentarem suas receitas. Além disso, o canal com as operadoras continua puxando este mercado para cima e elas também tendem a aumentar seus faturamentos por conta dos planos de dados. Este promete ser um mercado bastante aquecido nos próximos anos”, conclui o analista. JW.

Mario CavalcantiSmartphones são um quarto do mercado brasileiro de celulares