Mario Cavalcanti
por — 24/08/2012 em Notícias

Banda larga alcança 78,8 milhões de acessos em julho

Crescimento nos últimos doze meses foi de 67%, segundo novo balanço apresentado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil)

Arte / JWRIO DE JANEIRO (Da Redação), 24 de agosto – O número de acessos em banda larga no Brasil chegou a 78,8 milhões no último mês de julho. O total de acessos alcançado no mês passado representa um crescimento de 67% frente a julho de 2011. Só em 2012, de janeiro a julho, 19,2 milhões de novas conexões foram adicionadas à base de clientes, a um ritmo de ativação de um novo acesso por segundo. Os dados são do balanço apresentado na quinta-feira (23) pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Dos acessos totalizados em julho, 18,7 milhões são de banda larga fixa e 60,1 milhões de banda larga móvel. O segmento móvel dobrou nos últimos doze meses, com a ativação de 30,5 milhões de novos acessos nesse período. Desse total de conexões em banda larga móvel, 12,4 milhões são de terminais de dados, como os minimodems de acesso à internet. Os celulares de terceira geração (3G), incluindo os smartphones, somaram 47,7 milhões, com crescimento de 109% desde julho de 2011.

Na banda larga fixa, 1,3 milhão de novos acessos foram ativados nos últimos 12 meses. A infraestrutura fixa chega a todos os municípios brasileiros e, segundo a Telebrasil, é por meio dessa rede que as concessionárias levam Internet gratuita de alta velocidade a mais de 61 mil instituições de ensino, pelo programa Banda Larga nas Escolas. JW.

Mario CavalcantiBanda larga alcança 78,8 milhões de acessos em julho