02/02/2012

The Daily completa primeiro ano de existência

Editor do 1º jornal criado exclusivamente para o iPad agradece aos leitores

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 2 de fevereiro – O The Daily, primeiro jornal criado exclusivamente para o iPad, está completando nesta quinat-feira (2) seu primeiro ano de vida. Fruto de uma parceria entre a Apple e o conglomerado de mídia News Corporation, o diário nasceu de um superinvestimento de US$ 30 milhões.

Em vídeo oficial, o editor-chefe do The Daily, Jesse Angelo, agradece aos leitores e diz que 2011 foi um grande ano. No último mês de julho, o veículo lançou um nova versão com melhorias e falhas corrigidas. No mês seguinte, estreou uma seção de viagens – The Daily Travel -, para recomendar aos usuários semanalmente destinos de viagens.

Apesar do sucesso apontado, o The Daily recebeu também algumas críticas no ano passado. Em abril de 2011, cerca de dois meses após seu lançamento, uma pesquisa feita com leitores do veículo revelou que alguns consideraram seus textos superficiais. Já em setembro, um executivo da Bloomberg divulgou que o The Daily estava registrando uma média de 120 mil leitores semanais, quantia que seria menos de um quarto dos usuários necessários para gerar lucros. Entretanto, o professor Paul Levinson, da Fordham University, em Nova York, disse, na mesma época, que os feitos alcançados pelo The Daily não estavam mal para uma publicação tão recente.

Também no ano passado, o The Daily, que é genuinamente americano, anunciou planos de se expandir para a Europa. JW.

Mario CavalcantiThe Daily completa primeiro ano de existência