Mario Cavalcanti
por — 13/09/2011 em Notícias

Boston Globe estreia site pago e aplicação Web

Jornal americano vai manter a versão gratuita, mas com menos conteúdo

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 13 de setembro – O jornal americano The Boston Globe estreou um novo site, o BostonGlobe.com, marcando sua entrada no mercado de assinaturas digitais. Pelo novo espaço, usuários têm mais acesso ao que é publicado na edição impressa, além de conteúdo digital exclusivo.

O site difere do Boston.com, que o diário possui há anos e que é gratuito, mantido por publicidade. Além de conteúdo jornalístico, o Boston.com oferece também informações como lista de eventos e ofertas online. No entanto, apenas cinco matérias do jornal impresso serão exibidas no site gratuito no futuro, uma tentativa de encorajar os leitores a aderirem o modelo de assinatura paga.

Também foi aposta do jornal lançar um novo site móvel. O Boston Globe seguiu os passos de outros grandes veículos – como o britânico Financial Times e o alemão Die Zeit – e estreou uma aplicação Web feita em HTML5, permitindo aos usuários acessar o BostonGlobe.com a partir de versões atuais de smartphones e tablets.

Com o aplicativo Web, o veículo consegue cobrar pelo conteúdo e driblar a comissão de 30% que pagaria para a Apple se tivesse desenvolvido aplicações para o iPhone e o iPad e as hospedado na Apple Store. JW.

Com informações do Editors Weblog e da agência de notícias Reuters.

Mario CavalcantiBoston Globe estreia site pago e aplicação Web