Mario Cavalcanti
por — 05/09/2011 em Notícias

Jornal do Brasil 100% digital completa 1 ano

Secular diário carioca deixou de existir de forma impressa em setembro de 2010

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 5 de setembro – O tradicional Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, completou, no último dia 1º de setembro, seu primeiro ano de vida como diário 100% digital. Segundo o veículo – fundado no formato de papel em 1891 -, a migração do impresso para o digital “não apenas deu uma grande contribuição ao meio ambiente, mas também viu o seu número de leitores crescer rapidamente graças ao alcance da nova mídia”. De acordo com comunicado oficial, de maio de 2010 até hoje, os números de acessos às notícias e de visitantes no site cresceram, respectivamente, 37% e 89%. Já o número de assinantes tem aumento, em média, de 25% ao mês.

A nova faixa etária dominante entre os consumidores do jornal também foi evidenciada. Para o veículo, o apelo da nova mídia fortaleceu a relação do veículo com um grupo mais jovem .Hoje, mais da metade dos leitores do JB têm faixa etária de até 24 anos. O site também optou por um layout mais limpo e simples, para, ainda de acordo com o diário, “facilitar o acesso daqueles menos habituados com o jornalismo online”.

“Um dos mais influentes jornais impressos do século XX teve a coragem de apostar na mídia do século XXI e transferir todo o seu conteúdo para o módulo digital. Quem ganhou foi o leitor”, ressalta a presidente do JB, Ângela Moreira. “O “jornal relevante“, que foi sempre o objetivo que perseguimos ao longo desses 120 anos, passou a ser o “jornal contemporâneo“, que permite o acesso dinâmico durante as 24h do dia, de domingo a domingo, em qualquer lugar conectado à rede”.

O jornal fez também questão de ressaltar que saiu de uma mídia tradicional para apostar naquela que cresce a cada dia. Segundo dados do Projeto Inter-Meios divulgados no diário,
a publicidade impressa caiu 10% entre 2009 e 2010 no Brasil. Já a publicidade digital, cresceu 22% no mesmo período. “Desde a popularização da Internet no país, no fim dos anos 90, a velocidade da migração da publicidade impressa para a virtual tem crescido ano a ano”, lembra o veículo. JW.

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