Mario Cavalcanti
por — 26/08/2011 em Notícias

Corbis investe em site de fotojornalismo cidadão

Demotix pode passar a fornecer conteúdo para a AP por meio da agência de imagens

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 26 de agosto – Seguindo os planos de expansão de sua coleção de imagens, a agência Corbis anunciou nesta semana que está investindo no site de fotojornalismo cidadão Demotix, fundado em 2009.

A agência, conhecida por fornecer imagens tanto para veículos noticiosos, quanto para peças publicitárias, reforçou sua reputação como fonte de jornalistas de entretenimento em julho deste ano, quando comprou a Splash News, um dos principais bancos de fotos de celebridades. Desde então, a Corbis assinou um importante acordo de distribuição com a agência de notícias Associated Press (AP).

O Demotix, por sua vez, trabalha apenas com fotógrafos semiprofissionais ou com fotos tiradas por pessoas comuns nas ruas. Sua contribuição para o campo do fotojornalismo, entretanto, tem sido imensa, principalmente por sua forte rede de colaboradores na Europa, na Ásia e no Oriente Médio.

De acordo com o blog oficial da Corbis, as melhores fotos de breaking news do Demotix já se encontram no site Corbis.com. Com o recente acordo da agência investidora com a AP, muito em breve os registros feitos por pessoas comuns e disponibilizados no Demotix podem passar a ser utilizadas pela tradicional agência de notícias.

Segundo o fotojornalista britânico Turi Munthe, fundador e CEO do Demotix, o número de imagens do site cidadão disponíveis na página da Corbis já ultrapassa os 90 mil. Com o investimento, os usuários do Demotix não receberão mais dinheiro por suas fotos, mas passam a ter a possibilidade de ganhar uma exposição muito maior [com a distribuição da Corbis e com o interesse da AP em usar o material cidadão]. JW.

Com informações do site Editors Weblog.

Mario CavalcantiCorbis investe em site de fotojornalismo cidadão