Mario Cavalcanti
por — 30/05/2011 em Notícias

The Huffington Post estreia edição no Canadá

Portal americano é lido por cerca de 1,5 milhão de canadenses, segundo fundadora

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 30 de maio – O portal de notícias americano The Huffington Post estreou na última sexta-feira (27) uma edição canadense. O novo hub tem menos seções e conteúdos que a americana, mas segue a mesma proposta de combinar conteúdo próprio, agregação e conversação.

Em comunicado oficial, a jornalista e empresária Arianna Huffington, co-fundadora do Huffington Post, revelou que cerca de 1,5 milhão de pessoas já acessavam regularmente o site americano a partir do Canadá. Por causa disso, o lançamento é uma manobra natural para o veículo.

Segundo o diário britânico The Guardian, Arianna disse que em breve também será lançada uma edição para o Reino Unido.

HUFFINGTON POST COM HISTÓRICO DE SUCESSO

O portal de notícias foi comprado pela AOL em fevereiro deste ano. O acordo colocou Arianna Huffington no comando da crescente rede de conteúdo da AOL. Ela tornou-se presidente e editora-chefe da nova divisão criada, The Huffington Post Media Group, e atualmente supervisiona todo o conteúdo do The Huffington Post e da AOL, incluindo sites como Engadget, TechCrunch, Autoblog, MapQuest, Moviefone e Patch. Em março deste ano, a AOL contratou Biz Stone, co-fundador do Twitter, para atuar como assessor de estratégias em redes sociais do The Huffington Post Media Group.

Fundado em 2005 como um jornal online analítico focado em assuntos como política e cultura, o The Huffington Post investiu em opiniões de especialista e em ferramentas de
interação com o público e, em pouco tempo, tornou-se uma referência nos Estados Unidos.

De 2005 para cá, o Huffington formou alianças com diversos veículos para coberturas, entre eles Yahoo! e Slate. Em 2007, Arianna contratou um jornalista da BBC como gerente
editorial. No mesmo ano, contratou um ex-funcionário da CBS para um cargo executivo, mostrando que o veículo estava apostando na experiência de nomes das mídias tradicionais.

Em 2009, o The Huffington Post chamou a atenção por bater pela primeira vez a audiência do The Washington Post (segundo dados da Nielsen). Era um veículo genuinamente online tendo mais audiência que outro ligado a um grande conglomerado tradicional. Leia aqui todas as notícias publicadas no JW sobre o The Huffington Post. JW.

Com informações do The Guardian e do Editor & Publisher.

Mario CavalcantiThe Huffington Post estreia edição no Canadá