Mario Cavalcanti
por — 13/05/2011 em Notícias

The Sun 'tira nota baixa' em usabilidade digital

Levantamento analisou produtos digitais de dez grandes jornais do Reino Unido

Reprodução / The SunRIO DE JANEIRO (Da Redação), 13 de maio – O diário inglês The Sun pode até ser o mais vendido do Reino Unido, mas tirou nota baixa em um levantamento conduzido pela consultoria Webcredible, que procurou saber o quanto os jornais britânicos são amigáveis em plataformas digitais como Internet, iPad e iPhone.

Com 40 páginas, o documento avaliou (com notas que vão de 0 a 5) as ofertas digitais de 10 diários – Daily Mail, Daily Mirror, Daily Telegraph, Financial Times, London Evening Standard, Metro, The Guardian, The Independent e The Times. Foram analisadas as edições online, sites móveis e aplicações para iPhone e iPad, e o estudo procurou não penalizar veículo que ainda não tenham uma edição iPad.

O diário britânico ficou com nota 2 e recebeu algumas críticas do levantamento, como um site móvel “confuso” que às vezes apresenta publicidade em tela cheia e uma edição iPad que mais parece “uma edição impressa digitalizada”. O Financial Times, o Guardian e o Telegraph foram os jornais que receberam notas mais altas, apresentando eficiência em seus serviços digitais. O Financial Times recebeu nota máxima pelo design de sua edição iPad, mas perdeu pontos em funcionalidades como a visualização de vídeos.

O estudo (em versão PDF) pode ser baixado aqui. JW.

Com informações do The Guardian.

Mario CavalcantiThe Sun 'tira nota baixa' em usabilidade digital